Retrospectiva Balneário Camboriú 2024: Esporte 

O jornal Página 3 divulga a retrospectiva do ano ouvindo representantes de vários setores da cidade, abrindo um espaço para aplaudir o que funcionou, avaliar o que não correspondeu à expectativa e o que faltou, planejar para melhorar. Quem avalia são os figurantes, diretos ou indiretos, que atuaram na vida da cidade, que acompanharam de perto tudo o que aconteceu em 2024 em Balneário Camboriú.

Na última semana do ano, o jornal Página 3 estará divulgando retrospectivas sobre: Política, Cultura, Esporte, Cidade, Imagens, Comunicação, Redes Sociais, Instituições Sociais, Instituições não governamentais. 

Douglas Hernandes Mendes – Atleta olímpico, primeiro atleta de Balneário Camboriú que representou o Brasil na disputa dos Jogos Olímpicos

(Arquivo Pessoal)

“É sempre difícil dizer se atendeu todas as nossas expectativas, às vezes somos surpreendidos de ambas as formas, mas com certeza posso dizer que minha maior meta foi conquistada: estar nas Olimpíadas de Paris 2024. Foi um ano com muitos desafios, e mesmo com adversidades, consegui conquistar títulos e experiências que vou levar para a vida. O esporte atendeu minha expectativa, mas deixando uma grande vontade de querer sempre mais”.


Anny Caroline de Bassi – medalhista mundial universitária, pan-americana e iberoamericana, líder nacional do ranking dos 400m rasos

(Arquivo Pessoal)

“Atendeu sim, mas infelizmente o meu maior objetivo que era participar das Olimpíadas não foi conquistado, mas todo o resto foi grandioso. Eu seria muito mal agradecida se não ficasse feliz com as conquistas que tive esse ano, participei de todas as seleções brasileiras, exceto a Olímpica, me tornei a mulher mais rápida do Brasil nos 400m rasos, essa marca fiz no início do ano, mas se estendeu por toda a temporada. Então em resultados o ano de 2024 foi muito positivo, o que me deixou com mais determinação e fé para conquistar resultados ainda melhores em 2025. Tudo que fiz e foi muito, apesar de pouco tempo na prova dos 400m rasos, então acredito que posso alçar voos muito maiores e resultados muito melhores em 2025, porque neste ano eu não tinha bagagem suficiente para isso tudo. Contudo, tive um ano espetacular”!


Diogo Gamboa – técnico do Instituto Atletismo Balneário Camboriú (IABC) e da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC)

Os três maiores destaques do ano: o técnico Diogo com os atletas Douglas e Anny (Divulgação/IABC)

“Nossas expectativas foram atingidas, tivemos um 2024 de grandes conquistas, atletas da equipe presentes em todas as seleções brasileiras de adultos, também tivemos atletas na seleção brasileira de base, nos Jogos Abertos, um dos grandes objetivos do município, tivemos nossa melhor participação esse ano, conquistando o vice-campeonato feminino e um terceiro lugar no masculino, 19 medalhas, sendo 9 de ouro.

Além disso tivemos como destaques do ano em Santa Catarina, o nosso Douglas, melhor atleta masculino,  e melhor atleta do ano feminino a nossa Anny e eu, segundo ano consecutivo, melhor treinador de Santa Catarina. 

Entre tantos resultados, nosso ápice foi a participação olímpica, inédita para Balneário Camboriú, com nosso atleta Douglas. 

Tivemos ótimo apoio junto à Fundação de Esportes com a participação de eventos. 

A única questão que continua sem solução para nós é a questão estrutural, terminamos mais um governo que nos deixou na expectativa da nossa tão sonhada pista, que infelizmente não saiu do papel, mas com muita fé, todo ano novo, renovamos as esperanças e vamos esperar melhorar estas estruturas, porque hoje temos grandes resultados, temos investimento muito bom em relação à participação de eventos, mas precisamos melhorar nossa estrutura. Hoje os pais estão presentes nas escolinhas e agora o que buscamos é essa melhor estrutura para cada vez alcançar passos maiores”.


Sheyla Oeschsler – Fisioterapeuta Olímpica

(Arquivo Pessoal)

“O esporte superou todas as minhas expectativas em 2024, este foi um ano cheio de realizações e bons resultados em especial no Atletismo. Conseguimos nos destacar dentro do cenário nacional e internacional, participando de diversas competições internacionais e fechando o ciclo nas Olimpíadas de Paris”.


Juliano Pagnoncelli – professor surf e natação águas abertas

(Arquivo Pessoal)

“A FMEBC atendeu tudo que solicitei para o ano de 2024.

Materiais de qualidade, tanto para o surf quanto para natação em águas abertas. Entre os materiais, roupas de neoprene, lycras, pranchas de surf, acessórios para surf, toucas de natação, palmares”.


Leize Bianchini – técnica de vôlei de praia da AMULECC/FMEBC

(Arquivo Pessoal)

“O ano foi muito positivo para o vôlei de praia. Tivemos resultados importantes nos Joguinhos Abertos e nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). 

O ano revelou vários atletas e destacou dois, Thomas Endler e Manuella Malon Pinto, ambos convocados para seleção brasileira. 

Também tivemos suporte e todo apoio necessário da Fundação de Esportes, para que nossos atletas pudessem disputar competições nacionais”.


Lucas Sorín – atleta e técnico de Sanda (boxe chinês), Kung Fu, MMA

(Arquivo Pessoal)

“Em 2024 o esporte foi incrível na minha vida. Vivi o momento mais absurdo da carreira profissional ao vencer meu combate no UAE Warriors em Balneário Camboriú, com o ginásio lotado, alunos, amigos e familiares presentes e a cereja do bolo foi minha filha no colo comemorando ao final.

O esporte salva vidas e através dele novamente pude mudar a vida de jovens da minha cidade esse ano, levando jovens desacreditados a viajarem, conhecerem lugares inimagináveis antes e ter experiências únicas. 

Dos atletas que foram a Brasília, disputar o Campeonato Brasileiro, onde nossos 16 atletas conquistaram medalhas de ouro para SC e BC, passando pelo meu atleta mais antigo que foi aos EUA e chegando às gêmeas lutadoras, que rodaram o mundo em Brunei… 

Por tudo isso sou muito feliz e grato por tudo que o esporte me proporcionou esse ano, na certeza de que em 2025 será ainda mais incrível”.


Gevelyn Almeida – atleta e técnica do Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes (ICED), presidente do Conselho Municipal de Esportes

(Arquivo Pessoal)

“A minha expectativa não atendeu.

Esperava muito mais no que se diz respeito ao Paradesporto. Tivemos vários eventos importantes em nível nacional que tivemos projetos de apoio negados na forma de subsídio sendo que eram extremamente importantes para modalidades coletivas e individuais. 

Vejo que falta Planejamento e Gestão da FMEBC de verificar o foco de eventos apoiados diretamente aos atletas ou entidades, não há uma organização quanto ao aporte de recursos e a sua destinação, é como buscar apoio para eventos fixos do Paradesporto e chegar no momento de pedir o apoio e escutar a resposta: Não tem mais verba, precisa enxugar o projeto do tipo de retirar alimentação, e ou situações do tipo de corte de atletas importantes. 

Acredito que o ideal é realizar Planejamento junto às entidades, priorizar eventos pela FMEBC e outros via projetos de incentivo, como o caso do FundesporteBC.

Como atleta e gestora vejo que falta muita organização por parte da FMEBC quanto ao direcionamento de recursos junto às modalidades e outras saem prejudicadas, porque algumas recebem mais apoio que outras. 

Espero sinceramente que com o novo governo esse Planejamento seja urgentemente feito e as modalidades sejam tratadas de acordo com a sua especificidade e assim todos ganhamos”.


Anoar Schmitt – presidente do Instituto Verde e Amarelo (INVA) e responsável pelo projeto social ‘Mil e Uma Formas de Educar’ 

(Diuvlgação)

“Não atendeu nossa expectativa. Destaques negativos para os repasses milionários diretos e indiretos para os aliados políticos do prefeito Fabrício. Tanto no esporte, como na inclusão social.

Só um evento internacional de jiu jitsu realizado em BC em março teve contrato de mais de R$ 1 milhão, já deu muito mais o que todas as instituições ganharam juntas no Fundesporte 2024”.


Clóvis Ribeiro – presidente Federação Brasileira Taekwondo JTF

(Arquivo Pessoal)

“O esporte (Taekwondo JTF) superou as expectativas em 2024, com eventos marcantes e uma crescente participação popular”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.