Final de semana com possibilidade de fortes chuvas para todo o estado 

O avanço de uma frente fria vinda da região Sudeste do país favorece a ocorrência de precipitação em todo o estado, com possibilidade de tempestades. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), algumas áreas podem enfrentar chuvas de 20 a 30 milímetros por hora, podendo alcançar 60 milímetros por dia, com rajadas de vento de 60 km/h. 

A previsão geral para o sábado, 4, é de predominância de Sol com variação de nebulosidade e pancadas de chuva isoladas. Em caso de tempestade, para além das rajadas de vento, é possível se deparar com descargas elétricas. 

O gerente do Cimehgo, André Amorim, explica que, durante essa semana e a próxima, a possibilidade de chuva será recorrente em grande parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. “Nós estamos com as temperaturas tipicamente de verão, aquele calorzinho, aquele tempo abafado, aquela situação que vai favorecer as áreas de instabilidade”, resumiu. A soma da maior umidade com o calor resulta em precipitações mais frequentes e intensas. 

Leia também: Prefeitura de Goiânia realiza audiência pública para discutir Plano Diretor de Drenagem Urbana

Goiânia debaixo d’água (II): drenagem ruim é mais grave que mudanças climáticas

“No dia de hoje [4], a tendência [de chuva] é mais para o período da tarde”, explicou, antes de complementar: “Lógico que de maneira alternada. Tem sol, tem chuva…”. 

Informativo do Cimehgo aponta temperatura mínima de 19°C nas Regiões Central, Sul e Sudoeste de Goiás, com máxima de 32°C. As Regiões Norte e Oeste tem mínima prevista de 22°C e máxima de 34°C.  A região Leste enfrenta a menor temperatura em todo o estado, podendo chegar aos 17°C neste sábado, 4. 

Umidade relativa do ar varia de 60% a 95% em todas as regiões do estado. 

Orientações

Em caso de chuvas intensas, a recomendação do Cimehgo é de não enfrentá-las, se possível, permaneça em ambiente fechado até o fim da precipitação.  Caso precise sair, não enfrente enxurradas ou alagamentos, e evite se abrigar embaixo de objetos altos e isolados. Um cuidado prolongado que as autoridades oficiais recomendam, principalmente no período chuvoso, é evitar jogar lixo na rua, preservando a capacidade de escoamento das estruturas de canalização pluvial. 

“A falta de observação das pessoas, a falta de uma certa prudência, educação, tem todo um reflexo, principalmente no período chuvoso”, concluiu Amorim, cobrando maior responsabilidade por parte da população. 

O post Final de semana com possibilidade de fortes chuvas para todo o estado  apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.