Mabel realiza vistoria em unidades de saúde de Goiânia durante o turno noturno

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), fez uma série de vistorias nas unidades de saúde da capital na noite da última quarta-feira, 15. Ao lado do secretário municipal de Saúde, Luiz Gaspar Pellizzer, o chefe do Executivo goianiense visitou a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Campinas e o Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) do Candida de Morais. Nas visitas, o prefeito constatou uma série de problemas na estrutura dos prédios e afirmou que a situação geral “está melhorando”, mas diz ainda que o “estado geral não é o que precisa ser”. 

Nas vistorias, também acompanharam Mabel o controlador geral do município, Juliano Gomes Bezerra, e o então interventor na saúde da capital, dr. Márcio de Paula Leite. 

Durante as visitas às unidades, que aconteceram por volta da meia noite, a equipe da Prefeitura constatou que os insumos, antes em falta, já foram reabastecidos e que a equipe médica está atendendo normalmente. Entretanto, questões estruturais (como infiltrações), aparelhos eletrônicos (como ar condicionado e máquina de infusão), e especialistas (como ortopedista e cardiologista) ainda são pontos que necessitam de aprimoramento. 

A vontade do prefeito, conforme compartilhado nos vídeos publicados em seu perfil oficial no Instagram, era de derrubar os prédios e construir novos, entretanto, devido a situação financeira atual, isso não é possível. Apesar das dificuldades, o prefeito é categórico ao afirmar que “vamos achar uma alternativa” para alcançar e manter um padrão de qualidade no atendimento à população. 

Especificamente sobre a Upa de Campinas, Mabel avaliou: “Estrutura que não tem condição”. Apesar da equipe médica, que conta com pediatras, estar atendendo e a sala de recuperação estar funcionando com os novos insumos, a carência de aparelhos eletrônicos, como ar-condicionado e máquinas de infusão, por exemplo, chama atenção. 

Leia também: “Não existe data”, diz presidente do IMAS sobre pagamento de débitos acumulados com o Hospital Infantil de Campinas

Vice-prefeita de Goiânia detalha plano de 100 dias: “Queremos fazer de forma efetiva e com o menor custo”

Prédios de unidades de saúde de Goiânia estão sucateados e usuários reclamam do atendimento médico

No Cais do Candida de Morais, as instalações “estão melhor um pouco do que as de Campinas”, conforme aponta o prefeito. Entretanto, a ausência de especialistas, que acaba forçando os pacientes a serem encaminhados para outras unidades, foi o ponto que chamou a atenção. “Pelo menos os médicos estão dizendo que agora já tem um pouco de remédio, já temos insumos”, afirma Mabel. 

Tanto Mabel quanto sua equipe afirmam que a Saúde é prioridade na gestão e que as condições oferecidas à população serão aprimoradas. 

Nos comentários das publicações feitas por Mabel, os internautas compartilham unidades que também deveriam ser vistoriadas pelo prefeito. “Quando o senhor puder, faz uma visita no Crof, onde os fraturados são atendidos. Lamentável o estado daquele local, até as cadeiras de rodas estão com pneus no chão”, afirma um internauta. “Prefeito, faça uma visita no Cais Novo Horizonte também por favor, lá está precisando com urgência de pediatras dentre outras coisas”, disse outro.

O post Mabel realiza vistoria em unidades de saúde de Goiânia durante o turno noturno apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.