Morre Maricenne Costa, atriz e cantora que lançou Chico Buarque

A cantora e atriz Maricenne Costa faleceu neste sábado, 18, aos 89 anos, após anos convivendo com a doença de Alzheimer. O velório ocorreu no domingo (19) em São Caetano do Sul, São Paulo. A morte foi confirmada por sua irmã, Elisabeth Sene Costa.

Maricenne, uma das representantes da bossa nova paulista, foi a primeira intérprete a gravar uma música de Chico Buarque, o single “Marcha para um dia de sol”, em 1964. Sua carreira começou em 1958, quando venceu o concurso “A voz de ouro do Brasil”, promovido pela TV Tupi. Naquele mesmo ano, lançou seu primeiro single com as canções “Quem sou eu” e “O amor morre no olhar”.

Ao longo de sua trajetória, Maricenne conciliou a música com o teatro, atuando ao lado de grandes nomes como Myriam Muniz e Marcos Caruso. Representou a bossa nova em turnês nos Estados Unidos e em Portugal, além de lançar álbuns marcantes, como “Correntes Alternadas” (1992) e “Como tem passado!!” (1999), este último explorando os ritmos pioneiros da música brasileira. Seu último trabalho foi “Bossa.SP”, de 2009, que reafirmou suas raízes no movimento musical.

Nascida em 1935 em Cruzeiro, São Paulo, Maricenne começou a cantar acompanhada pelo piano de sua mãe. Sua vida e obra foram registradas no livro “Maricenne Costa – A cantora da voz colorida”, lançado em 2022 por sua irmã Elisabeth, consolidando o legado de uma artista que marcou a música brasileira.

Leia também:

“Construção”, de Chico Buarque, faz 50 anos e tocava em rádio devido ao jabá

Chico Buarque é o maior intérprete (sem rival) de sua própria música

O post Morre Maricenne Costa, atriz e cantora que lançou Chico Buarque apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.