Obras da ligação de Itajaí com Balneário Camboriú iniciaram na Praia Brava

A prefeitura de Itajaí iniciou as obras da construção do novo corredor viário e comercial, na última semana. O projeto, que faz parte do Promobis, ligará Balneário Camboriú e Itajaí em uma nova avenida de acesso para diminuir o tempo de deslocamento entre os dois municípios. 

A primeira etapa compreende o trecho mais próximo do limite entre os municípios e implantará os primeiros 500 metros da nova avenida.

O primeiro trecho licitado e com as obras em andamento construirá novas ligações desde o limite entre os municípios até a Rua Joel José Ferreira, na Praia Brava. 

(Foto Jader Liberal)

A nova avenida será construída em paralelo à avenida Osvaldo Reis e esta primeira etapa implantará as galerias de drenagem, fará alargamento de ruas e vai conectar as ruas Suécia, Aririba, Maurino Vieira até chegar na rua Joel José Ferreira. 

Nos trechos de alargamento, serão contempladas melhorias de pavimentação em asfalto, ciclovia e calçadas. As ruas reurbanizadas vão se ligar nos novos trechos construídos na mesma concepção de toda a avenida. 

Serão os primeiros 500 metros desde o limite entre os municípios até a rua Joel José Ferreira, na Praia Brava. 

A obra está avaliada em R$ 6,5 milhões e o prazo de entrega é para agosto deste ano

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí, João Paulo Kowalsky, explica que essa obra será um grande corredor viário que ligará a Avenida Marcos Konder, de Itajaí, até a divisa com Balneário Camboriú. 

“Vai criar um novo corredor comercial e um grande eixo de desenvolvimento e progresso para a nossa cidade. Será uma obra que garante melhorias na mobilidade, na drenagem e desenvolvimento para novos negócios”, diz.

Corredor viário e Sistema de Transporte Coletivo Regional

O novo projeto viário será o maior corredor comercial de Santa Catarina, ligando Itajaí e Balneário Camboriú. Serão mais de cinco quilômetros de uma avenida construída com calçadas acessíveis, ciclovia e corredor exclusivo para ônibus. O investimento total, somado todas as etapas da construção e desapropriações, soma R$ 180 milhões.

O projeto é considerado fundamental para o Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR), projeto dos 11 municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). O sistema será viabilizado pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM-AMFRI) para a acessibilidade e mobilidade urbana na Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí. 

O projeto contará com o financiamento do Banco Mundial para um sistema de transporte multimodal integrado com ônibus BRT totalmente elétricos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.