Vivemos um pandedemia escandalosa de ignorância

Vivemos uma pandemia de ignorância e a única solução para ela seria se a pessoa soubesse que ela é ignorante e ser ignorante incapacita a pessoa saber que ela é ignorante. A ignorância que neste ponto de vista é o desconhecimento. 

Esse fenômeno é chamado de efeito cientificamente de Dunning-Kruger, o sobre nome dos dois pesquisadores, David Dunning e Justin Kruger, que em 1999 catalogaram esse tipo de comportamento. O estudo surgiu a partir de caso de uma pessoa que pintou o rosto com limão achando que ele não poderia ser identificado por câmeras e que assim poderia roubar um banco. 

A ideia fantástica surgiu por conta da reação do limão com o calor em uma folha de papel. Quando escrevemos com limão em uma superfície branca o que foi escrito ou desenhado fica invisível, até que exposto ao calor o que está no fato papel fica visível. 

Outro ponto do efeito Dunning-Kruger é que quando uma pessoa não sabe sobre algo menos ela desconfia que ela não sabe sobre esse algo. Dessa forma o ignorante acredita que ela pode tudo, que ela é tudo. Ela é CEO e tem pós-doutorado de coisas que ela inventou. O delicado disse que, em alguns casos, isso não acontece por má fé. Ela realmente não percebe que não sabe. 

Esse comportamento é perceptível pelo excesso de fé. O ignorante tem absoluta certeza sobre algo é uma pessoa inteligente geralmente não tem certeza sobre muita coisa. 

Esse excesso de fé nos remete ao delírio coletivo da extrema-direita bolsonarista. Essa bolha política é carregado de ignorância e de fé em uma pessoa que é, sabidamente  um exemplo de ignorância de má fé e com má fé. 

O ex-presidente levou milhões de ignorantes a desacreditarem na ciência, consumirem remédios comprovadamente ineficaz contra a Covid-19 por indicação de alguém totalmente incapacitado profissionalmente e instruído por médicos desonestos e ignorantes politicamente. 

O bolsonarismo é isso. Não propõe nada além de uma fé cega em alguém que que é tão limitado a conveniência da situação e a interesses escusos de próprios negócio. 

O post Vivemos um pandedemia escandalosa de ignorância apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.