Escorpião que espirra veneno é encontrado na Colômbia

Uma recente descoberta científica revelou uma nova espécie de escorpião sul-americano com uma habilidade de defesa única: a capacidade de pulverizar seu veneno quando se sente ameaçado. Encontrado na Colômbia, esse comportamento desafiou os conhecimentos anteriores sobre os escorpiões, já que a pulverização de veneno só era observada em algumas espécies de escorpiões norte-americanos e africanos. O escorpião foi identificado como Tityus achilles e habita as montanhas da floresta tropical de Magdalena, na Colômbia.

Os escorpiões, normalmente, injetam veneno por meio de um ferrão localizado na cauda, mas essa nova espécie apresenta uma defesa mais avançada. Quando ameaçados, os Tityus achilles conseguem projetar seu veneno a uma distância de até 36 centímetros, direcionando-o aos olhos e nariz de seus predadores. Essa habilidade, chamada de toxungia, é considerada energeticamente custosa, o que indica que há uma pressão evolutiva forte para que seja vantajosa para a sobrevivência do animal.

A pulverização de veneno pode ser uma estratégia para distrair e afastar predadores, permitindo que o escorpião escape sem a necessidade de matar o oponente. Embora o veneno não seja tão preciso quanto uma picada direta, ele ainda pode ser eficaz para retardar ou desorientar o predador. Essa técnica de dispersão de toxinas não é exclusiva dos escorpiões, sendo observada também em cobras cuspidoras, alguns artrópodes, moluscos e até mamíferos.

O pesquisador Léo Laborieux, responsável pela descoberta, sugeriu que o veneno pulverizado pode ser uma espécie de “pré-veneno”, liberado antes do veneno mais potente. Para que esse jato de toxina tenha efeito, o predador precisa ser um vertebrado, já que as toxinas não conseguiriam penetrar no exoesqueleto de outros invertebrados. A estratégia de defesa do Tityus achilles representa mais uma fascinante adaptação evolutiva no reino animal.

Leia também:

Proibido em Goiás, veneno que mata abelhas é encontrado em lojas de Goiânia

Goiás registra 23 acidentes com animais peçonhentos por dia

Estudante é picada três vezes por escorpião em escola de Rio Verde

O post Escorpião que espirra veneno é encontrado na Colômbia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.