Zacharias Calil quer ser candidato a senador mas Wilder Morais pode bancá-lo para governador

Em conversas reservadas, o senador Wilder Morais (PL) estaria sugerindo que pode não disputar mandato de governador em 2026. Um de seus mais próximos aliados chegou a comentar numa reunião: “Wilder não quer ser o sem-diploma Fred Rodrigues ou o Professor Alcides Ribeiro de 2026”.

De acordo com fontes consistentes do PL, uma muita ligada a Wilder Morais, o senador está pesando os prós e os contras.

A fonte wildista sugere que Wilder Morais não desistiu de ser candidato, mas tem uma carta na manga. Qual?

Zacharias Calil já articula fora da base de Caiado

A fonte não queria revelar o nome, mas depois aquiesceu: “Como o político vem dizendo que será candidato a senador, e fora da base do governador Ronaldo Caiado, talvez não haja nenhum problema em revelar o projeto de Wilder para ele”.

O deputado federal Zacharias Calil (União Brasil), médico conceituado, está dizendo para todos os seus aliados que, em 2026, não será candidato a reeleição. Pelo contrário, irá a senador. De início, operava para ser candidato na base do governador Ronaldo Caiado. Agora, em processo de rompimento — ainda que não explícito —, estaria dizendo, segundo fontes do PL, que será candidato de qualquer maneira e que poderá superar, em número de votos, a primeira-dama Gracinha Caiado (União Brasil).

Entretanto, o projeto de Wilder Morais difere, em parte, do projeto de Zacharias Calil. Se for candidato a governador, ele vai, de fato, abrir espaço de candidato a senador para o médico e deputado, que teria como companheiro de chapa o deputado federal Gustavo Gayer (PL).

Porém, se recuar e não disputar o governo, Wilder Morais vai operar para lançar Zacharias Calil para governador. O deputado aceitará? A fonte ligada a Wilder Morais acredita que sim. “Uma coisa é certa: Zacharias Calil garantiu para Wilder Morais que está fora da aliança de Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela.”

A única exigência de Jair Bolsonaro

Gustavo Gayer, deputado federal pelo PL | Foto: Câmara dos Deputados

A respeito da política de Goiás, o ex-presidente Jair Bolsonaro só fez uma exigência: Gustavo Gayer deve ter uma vaga reservada para a disputa ao Senado. O parlamentar, por sua vez, deve apoiar o quase-bacharel em Direito Fred Rodrigues para deputado federal.

Há outra hipótese: o PL pode acabar compondo com Ronaldo Caiado e Daniel Vilela para a disputa de 2026. Gustavo Gayer poderia ser o parceiro de Gracinha Caiado na disputa para senador. No momento, setores do PL estão articulando com a base governista… em Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Consta que emissários de Wilder Morais estariam tentando restabelecer o diálogo do senador com o governador Ronaldo Caiado. (E.F.B.)

O post Zacharias Calil quer ser candidato a senador mas Wilder Morais pode bancá-lo para governador apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.