Revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro não serão mais impressas. Circularão só no meio digital

Lembro-me que, quando comprava a “IstoÉ” nas bancas — depois, fiz uma assinatura —, ouvia dos colegas da Faculdade de História da Universidade Católica de Goiás (UCG) que a publicação era “a ‘Veja’ do Mino Carta”.

Quando dirigida por Mino Carta, que fez parceria produtiva com o empresário Domingo Alzugaray, a “IstoÉ” era uma excelente revista. Vendia menos, mas competia, em qualidade jornalística, com a revista “Veja”. Dava furos e publicava análises precisas do quadro político e econômico do país. Seu jornalismo era mais incisivo — participante, digamos — do que o da “Veja”.

Os bons tempos da “IstoÉ” passaram e Domingo Alzugaray e, em seguida, seu filho, Caso Alzugaray, não conseguiram mais montar uma redação do mesmo nível da agrupada por Mino Carta.

Num evidente exagero, produto de pura malediência, seus “adversários” passaram a chamá-la de “QuantoÉ”.

Na sexta-feira, 24, a Editora Três, presidida por Caco Alzugaray, informou ao mercado que acabou o ciclo das edições impressas das revistas “IstoÉ” e “IstoÉ Dinheiro”. As duas vão permanecer, porém, no meio digital.

Em recuperação judicial, a Editora Três não está conseguindo cumprir o pactuado na Justiça com credores e funcionários.

Jornalistas e demais funcionários da Editora Três — que edita outras revistas, como “Motorshow” e “Planeta” — estão em receber há vários meses. Por isso estão em greve desde 6 de janeiro. Trata-se da sexta greve entre 2024 e 2025.

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo denunciou à Justiça do Trabalho o descumprimento de acordo feito pela Editora Três, em julho de 2024, com seus funcionários. A empresa não pagou os salários atrasados, o 13º salário de 2024 e metade do 13º de 2023.

Para fechar as edições de “IstoÉ” e “IstoÉ Dinheiro”, semanais, e “Motorshow”, mensal, a Editora Três está recorrendo a matérias que estavam engavetadas e ao trabalho de freelances.

Comunicado da Editora Três às bancas de revistas

Prezado jornaleiro,

Informamos por meio deste que a Editora Três, responsável pelos títulos IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, encerrará a produção de revistas impressas, transicionando para o meio digital. Sendo assim não haverá mais o envio de exemplares as bancas.

Entendemos que essa situação pode trazer instabilidade para aqueles que possuem clientes fixos e boas vendas, infelizmente produtos como jornais e revistas se tornam cada vez mais escassos no mundo atual.

Seguiremos responsáveis pela logística até a última numeração enviada (Ed. 2864).

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento.

Lembrando que o nosso telefone/WhatsApp de contato para atendimento às bancas é o (35) 99228-7646 no horário das 08h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

O post Revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro não serão mais impressas. Circularão só no meio digital apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.