Candidatos do Concurso Unificado têm novos critérios de avaliação após retificação, confira

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, nesta segunda-feira, 3, uma retificação no edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), esclarecendo como será calculada a nota final dos candidatos e quais serão os critérios de desempate para os cargos que incluem a etapa de curso de formação. A mudança afeta candidatos de diferentes blocos e cargos e busca garantir maior transparência na classificação final.

A nova versão do edital detalha que a nota final será calculada a partir da soma das notas ponderadas das provas objetivas de conhecimentos gerais (P1) e específicos (P2), acrescida das notas da prova discursiva, da avaliação de títulos – quando aplicável – e do desempenho no curso de formação. No caso do cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho, a nota obtida nessa última etapa será apenas classificatória, uma vez que o curso de formação para essa função tem caráter eliminatório.

Além disso, a retificação também define critérios para desempate, priorizando candidatos com idade igual ou superior a 60 anos até o último dia de inscrição. Se o empate persistir, serão considerados, na seguinte ordem, a maior nota no curso de formação, o maior número de pontos na prova de conhecimentos específicos, seguido pelo desempenho na prova de conhecimentos gerais. Outros critérios incluem ter atuado em júri popular, prestado serviço eleitoral voluntário e maior idade.

Divulgação da lista de convocação e prazos

Na terça-feira, 4, o MGI deve divulgar a primeira lista de classificação dos candidatos dos blocos 1 ao 7, além da lista de convocação para os cargos que exigem curso de formação. Os candidatos convocados terão apenas os dias 4 e 5 de fevereiro para confirmar a participação no curso, por meio da página do Concurso Unificado, na Área do Candidato. O procedimento é obrigatório e deve ser realizado clicando na opção “SIM” na convocação, além de efetivar a matrícula na instituição responsável pelo curso.

Ao todo, nove cargos exigem essa fase de formação, com duração que varia de 140 a 580 horas. A maior parte dos cursos será realizada presencialmente, com exceção do curso de Auditor-Fiscal do Trabalho, que terá um formato híbrido.

Após a conclusão do curso de formação, será publicada a classificação final dos candidatos aprovados dentro do número de vagas imediatas, encerrando o processo seletivo.

Para mais detalhes, os candidatos devem acessar o edital completo disponível no portal do Concurso Unificado.

Leia também:

Salário mínimo reajustado começa a ser pagado no início de fevereiro

Missão Índia: Governo estadual prepara viagem para fortalecer parcerias com o país

O post Candidatos do Concurso Unificado têm novos critérios de avaliação após retificação, confira apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.