Presidente do México anuncia acordo com os EUA para pausar tarifas

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para pausar as tarifas impostas por um mês. Sheinbaum afirmou, em publicação no X (antigo Twitter), que teve uma conversa com Trump sobre a relação entre os dois países, chegando a uma série de acordos.

  • O México reforçará imediatamente a fronteira norte com 10 mil membros da Guarda Nacional para impedir o tráfico de drogas do México para os Estados Unidos, particularmente fentanil.
  • Os Estados Unidos estão comprometidos em trabalhar para impedir o tráfico de armas de alta potência para o México.
  • As equipes dos dois países começarão a trabalhar em duas frentes: segurança e comércio.
  • As tarifas comerciais entre os dois países estão suspensas por um mês a partir de agora.

Claudia afirmou, em entrevista coletiva, que os chefes de Estado entenderam que essa seria a melhor forma de continuarem competitivos com a China e outras nações do mundo. Ela também disse que o México passa a ter três mesas de trabalho conjuntas com o governo dos Estados Unidos.

“Já temos uma mesa com a Secretaria do Departamento dos Estados Unidos, onde o subsecretário está trabalhando fortemente para a defesa dos nossos irmãos mexicanos e sobre todos os temas que tenham a ver com imigração”, disse.

“Agora, se abrem duas novas mesas de trabalho, uma para tratarmos sobre o tema de segurança e outra sobre o tema de comércio”, continuou, explicando a importância da pausa das tarifas. “Teremos um mês para trabalhar e convencer a todos que esse é o melhor caminho”.

Trump, por sua vez, classificou a conversa com a presidente do México como “muito amigável” e disse que soldados enviados ao país vizinho serão “designados especificamente para interromper o fluxo de fentanil e migrantes ilegais” para os EUA.

“Estou ansioso para participar dessas negociações, com a presidente Sheinbaum, enquanto tentamos alcançar um ‘acordo’ entre nossos dois países”, escreveu Trump.

A presidente do México também explicou o acordo comercial. “O plano México vai nessa direção, de [permitir] o acordo comercial, mas também para fortalecer a produção no nosso país, [de uma maneira] que permita um crescimento econômico, com proteção dos empregos e do meio ambiente”, disse.

“É muito importante essa pausa nas tarifas [porque isso] nos permite trabalhar, negociar e reconhecer a importância do tratado e com o mercado de continuar fortalecendo nosso desenvolvimento”, completou.

Leia também

Em resposta a Trump, Trudeau anuncia taxas de 25% sobre produtos vindos dos Estados Unidos para o Canadá

O post Presidente do México anuncia acordo com os EUA para pausar tarifas apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.