Caiado avança em negociações com a Índia para produção de energia limpa

O governador Ronaldo Caiado (UB) avançou nas tratativas com a Índia para formalizar um acordo para produção de energia limpa. Caiado se reuniu com o secretário do Ministério do Petróleo e Gás Natural da Índia, Pankaj Jain, para discutir a criação de um grupo de trabalho relacionado à utilização do biometano e à produção do etanol de segunda geração, tecnologia em que Goiás e o Brasil são referências.

“O mundo está com olhos voltados para nós. Um país continental como o nosso, com a nossa capacidade produtiva, não precisa importar tecnologia. Temos potencial e temos como sustentar a descarbonização demandada por todo o planeta”, afirmou Caiado.

“Estamos extremamente interessados em saber como vocês conseguem aumentar a produtividade sem aumentar a área plantada”, afirmou Jain. O secretário explicou que aumentar a produção do combustível no país é um ponto importante para o desenvolvimento da indústria de veículos híbridos. Convidado para visitar Goiás, o secretário colocou sua equipe à disposição para tratar de novas missões comerciais.

Caiado foi um dos convidados do painel de liderança no 3º India Energy Week (IEW), um dos maiores eventos do segmento energético no mundo, com representantes de mais de 120 países. Ele falou sobre o tema: Redefinindo as políticas energéticas globais e colocando a transição de volta nos trilhos.

Participaram do debate o secretário permanente de Estado da Islândia, Martin Eyjólfsson; do conselheiro do primeiro-ministro da Índia, Tarun Kapoor; do secretário de Relações Econômicas do Ministério de Relações Exteriores da Índia, Dammu Ravi; e do governador do Estado de Taraba, na Nigéria, Agbu Kefas. A mediação foi feita pela fundadora e CEO da Vanda Insights, Vandana Hari.

O governador destacou que o clima tropical, predominante no Brasil, favorece a geração de etanol. “Temos uma capacidade de produção de três safras por ano”, citou. Caiado também mencionou os avanços do etanol de segunda geração, feito 100% a partir do bagaço da cana, e do SAF (Combustível Sustentável de Aviação), uma fonte limpa de energia para o setor aéreo e do biometano.

Por fim, o governador destacou as parcerias que pretende fechar com o país asiático durante sua missão internacional. Para ele, a integração da Índia com o Brasil pode mostrar ao mundo a importância de investir em bioenergia. “A Índia se assemelha muito com o Brasil, com o nosso potencial de produção da matéria orgânica, ou seja, a matéria limpa, capaz de avançar cada vez mais nessa oferta de biocombustíveis”, afirmou.

Leia também

Caiado chega a 7,5% e aparece em terceiro na disputa presidencial, aponta pesquisa Atlas/Intel

O post Caiado avança em negociações com a Índia para produção de energia limpa apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.