Ronilson Reis tenta antecipar eleição para Mesa Diretoria da Câmara de Goiânia, mas é desmobilizado pela presidência

O vereador Ronilson Reis (SD) tentou articular a antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Goiânia durante a sessão desta terça-feira, 18. A ação acabou sendo desmobilizada por parlamentares mais próximos ao presidente da Casa Romário Policarpo (PDR), que está em viagem à Índia em missão oficial do Governo de Goiás.

Sob reserva, um parlamentar confirmou a tentativa e conforme apurado pela reportagem o presidente foi avisado da articulação de Reis. A realização de uma eleição antecipada é descartada por boa parte do colegiado por risco de que a medida seja judicializada.

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) dada em novembro do ano passado, julgou procedente uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida contra a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e decidiu que a eleição da mesa diretora para o segundo biênio deve acontecer somente a partir de outubro do ano anterior ao início do mandato da mesa eleita.

A reportagem tentou contato com Reis, mas não tivemos retorno até o fechamento desta matéria. O parlamentar esteve na Câmara, mas após a articulação da eleição ter sido derrubada ele não retornou ao plenário da Casa.

O Jornal Opção antecipou na segunda-feira, 17, que o pleito poderia não ocorrer por agora. A expectativa dos vereadores é eleger a próxima Mesa Diretora em 2026. No entanto, as articulações devem continuar em pleno vapor.

A coluna Bastidores ainda adiantou que Ronilson Reis (Solidariedade) era um dos nomes que estão articulando pela presidência. Além dele, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) também deve apontar um nome. Os vereadores Luan Alves, Henrique Alves e Igor Franco estão entre as possibilidades.

Na última semana, o Jornal Opção conversou com o vereador Thialu Guiotti (Avante) sobre a possibilidade de judicializar uma antecipação. Ele prometeu que isso ocorresse, ele entraria Justiça imediatamente.

“Se houver tentativa de antecipação da eleição da Mesa Diretora, eu mesmo irei judicializar essa questão”, disse o vereador. “Essa eleição deve ser discutida no ano que vem, em 2026, para assumir em 2027. Mas, se for em 2025, buscarei todos os meios legais para cancelar qualquer tentativa de antecipação desse processo”, prometeu o vereador.

Em outubro do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). O pleito havia sido realizado em junho de 2023 para o biênio 2026-2027.

Leia também:

Antecipação para Mesa Diretora da Câmara de Goiânia perde força

Vereador promete judicializar qualquer tentativa de eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara de Goiânia

O post Ronilson Reis tenta antecipar eleição para Mesa Diretoria da Câmara de Goiânia, mas é desmobilizado pela presidência apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.