“Sexo humano está entre a natureza e cultura”, diz Maria Homem em Goiânia; Assista a entrevista

Na última quinta-feira, 20, a 16ª edição da Mostra de Cinema “O Amor, a Morte e as Paixões” teve como um dos momentos mais aguardados a palestra da psicanalista Maria Homem, que lotou o Cinex, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

A partir das 19h30, ela compartilhou suas reflexões sobre temas contemporâneos, como prazer, traição, liberdade, cinema e sexo, oferecendo uma visão profunda sobre as dinâmicas das relações humanas em uma era de constantes transformações sociais. O evento se tornou um ponto de encontro para aqueles que buscam compreender os dilemas atuais das relações interpessoais.

Maria Homem, renomada psicanalista e pesquisadora do Núcleo Diversitas FFLCH/USP, trouxe uma abordagem única ao debate, entrelaçando sua vasta experiência clínica com um olhar crítico sobre os desafios da sociedade moderna.

A palestra explorou como as liberdades individuais e as relações humanas estão interligadas, e como o cinema, enquanto arte e forma de comunicação, pode servir como espelho de nossos conflitos internos e coletivos. A reflexão sobre a subjetividade contemporânea e as questões de gênero, sexualidade e identidade foram também elementos centrais de sua fala.

Maria Homem, psiquiatra e pesquisadora brasileira em palestra “Prazer, traição e liberdade” na 16ª ed. da Mostra de Cinema “O Amor, a Morte e as Paixões” | Foto: Cinex Oscar Niemeyer

Muitas vezes o inconsciente é paradoxal. Às vezes a gente tem prazer justamente onde tem culpa. O que dá tesão é que eu não posso fazer ou o que é proibido

Maria Homem, psicanalista e pesquisadora

Além da palestra, Maria Homem concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal Opção, em que aprofundou ainda mais suas análises sobre os temas abordados. Durante a conversa, a psicanalista destacou o impacto do cinema na sociedade e como ele pode ser uma poderosa ferramenta de reflexão sobre as questões da psique humana.

Confira o Opção Play com a psicanalista Maria Homem

A Mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”, que ao longo dos anos se firmou como um evento de grande relevância, ofereceu nesta edição uma experiência rica e única. O encontro com Maria Homem, com suas provocações e insights, proporcionou aos participantes uma reflexão profunda sobre a maneira como o prazer, as relações e a liberdade se entrelaçam no contexto das questões contemporâneas.

Leia mais Idealizada por Lisandro Nogueira e Gerson dos Santos, 16ª edição da mostra ‘O Amor, a Morte e as Paixões’ começa nesta quinta;

O post “Sexo humano está entre a natureza e cultura”, diz Maria Homem em Goiânia; Assista a entrevista apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.