Iniciado corte de canteiro para ampliar faixa e construir de novo acesso da Castelo Branco à Marginal Cascavel

A prefeitura de Goiânia inicia, neste sábado, 22, o corte de parte do canteiro central da Avenida Castelo Branco para ampliação do número de faixas e criação de um novo acesso à Marginal Cascavel. A intervenção faz parte da segunda etapa das obras de requalificação do corredor viário e permitirá que motoristas realizem a conversão à esquerda.

Parte da ilha central será removida e o espaço dará lugar a mais uma faixa de rolamento naquele ponto, sendo duas destinadas à conversão a esquerda e duas para quem segue em frente. O novo trecho contará com semáforo exclusivo para a conversão e a expectativa é que seja entregue em uma semana. Isso possibilitará a reprogramação do atual semáforo de três tempos no cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Rua Jaraguá por dois tempos.

“Atualmente, esse semáforo de três tempos segura tanto quem vem no sentido cidade-bairro quanto quem vem do bairro para o Centro e gera longas filas. Precisamos mudar essa realidade. Com essa nova entrada na Marginal Cascavel, conseguiremos eliminar a conversão à esquerda na Jaraguá e reduzir os tempos de espera”, explica o prefeito Sandro Mabel.

Quando finalizadas as obras e eliminada a conversão à esquerda no cruzamento da Rua Jaraguá, os motoristas que seguem sentido Terminal Padre Pelágio deverão acessar a Marginal Cascavel para realizar a conversão mais adiante. Já aqueles que trafegam no sentido Centro de Goiânia deverão utilizar as ruas Benjamin Constant, 205 e Rio Verde para fazer o loop de quadra e chegar à região de Campinas, informou a prefeitura.

Sincronização semafórica e nova dinâmica no trânsito

Além da construção do novo acesso, as intervenções incluem a modernização e sincronização dos semáforos ao longo do corredor viário Castelo Branco-Mutirão, que possui mais de 40 cruzamentos semaforizados atualmente operando sem comunicação direta com a central. A partir da atualização do sistema, será implementada a chamada “onda verde”, permitindo que os motoristas enfrentem menos paradas ao longo do trajeto.

“O congestionamento neste corredor é agravado pela falta de sincronização semafórica. Com essa requalificação, estamos implantando tecnologia para melhorar a fluidez do trânsito e garantir maior previsibilidade para os motoristas”, destaca o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu.

Volume de tráfego e impacto na mobilidade

Um estudo realizado na região revelou que, entre 6h e 20h, cerca de 45 mil veículos equivalentes trafegam na Avenida Castelo Branco, nas proximidades da Marginal Cascavel, evidenciando a necessidade urgente de intervenções estruturantes.

Entre as mudanças já implementadas, destaca-se a proibição de estacionamento ao longo de toda a Avenida Castelo Branco, permitindo o uso pleno das três faixas de rolamento. Além disso, a Prefeitura determinou que a SET ouvisse os comerciantes locais e atendesse as demandas na medida do possível. Como resultado, está em análise a autorização de carga e descarga em horários específicos, entre 9h e 15h, para minimizar impactos às atividades comerciais.

A requalificação do corredor Castelo Branco faz parte do Plano Nova Mobilidade, que abrange dez avenidas da capital e atende à determinação do prefeito Sandro Mabel de implementar ações urgentes para desafogar o trânsito.

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