Representado por produtora cultural goiana Renato Bento inaugura exposição na Pinacoteca de São Paulo

Representado pela Cerrado Galeria, de Goiânia, o artista plástico José Bento vai inaugurar uma exposição na Pinacoteca de São Paulo neste sábado (23). Ao destacar a mostra à galeria busca evidenciar ainda mais o alcance nacional do escultor, que já tem seu trabalho representado na região Centro-Oeste.

Contando com uma carreira consolidada de mais de 40 anos, José Bento levará para o público uma experiência sensorial diferenciada na sua nova instalação no espaço Octógono, da Pinacoteca. Intitulada “Caminho de Guaré”, a exposição é inédita e foi elaborada no formato site-specific, que é definido por obras de arte criadas especificamente para um determinado ambiente. Abordando a relação entre espaço, tempo e memória, a mostra leva esse nome porque a região onde a Pinacoteca está localizada foi conhecida no passado como Caminho de Guaré, uma passagem de São Paulo para Minas Gerais que existia desde antes da chegada dos europeus na região.

Nessa exposição inédita, ele dá outro sentido à madeira, que é um material recorrente em suas obras. A mostra tem curadoria de Lorraine Mendes e Jochen Volz e é patrocinada por Cescon Barrieu. O público pode conferir a instalação até o dia 1º de setembro, no Edifício Pina Luz, que fica na Praça da Luz nº 2, no bairro Luz, em São Paulo.

O espaço funciona todos os dias da semana, com exceção das terças-feiras, abrindo das 10 às 18 horas. Às quintas-feiras, o horário é estendido até 20 horas. A entrada é gratuita aos sábados, durante todo o dia, e às quintas-feiras, a partir das 18 horas. O artista O escultor José Bento tem 40 anos de carreira e nasceu em Salvador, na Bahia. Atualmente, ele reside em Belo Horizonte, em Minas Gerais, e é representado pela Cerrado Galeria, que conta com unidades em Goiânia e Brasília.

Autodidata, o artista plástico começou a participar de exposições individuais e coletivas em 1989, sendo que a sua primeira mostra individual ocorreu no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Desde o início da carreira, ele tem a madeira como principal material em suas obras, utilizando troncos tombados naturalmente e recolhidos na região da Mata Atlântica entre Minas Gerais e Espírito Santo, sendo vários deles originados de árvores raras e seculares.

José Bento também utiliza porcelana e vidro em suas produções e sempre busca ultrapassar os limites formais da escultura. Destaca-se a sua escultura “Chão”, feita com tacos oriundos de demolições, que foi montada na 32ª Bienal de São Paulo – Incerteza Viva, em 2016, ocupando uma área de 672 m². Além disso, ele já participou de mostras como a Bienal de Benin de 2012, em Benin, na África, e a 13ª Bienal do Mercosul – Trauma, Sonho e Fuga, ocorrida em 2022, em Porto Alegre.

Em Goiânia, a Cerrado Galeria ocupa a casa modernista projetada por David Libeskind na Rua 84, no Setor Sul, conservando azulejos originais que são um marco da arquitetura goiana. Já em Brasília, há uma unidade no Lago Sul, mesma região que receberá, em breve, um novo espaço da Cerrado Galeria.

O post Representado por produtora cultural goiana Renato Bento inaugura exposição na Pinacoteca de São Paulo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.