Daniel Vilela pode patrocinar aliança entre Vanuza Valadares, Márcio Luís e José Nelto

O Norte de Goiás é assim: de quatro em quatro anos lança vários candidatos a deputado estadual e raramente elege um deles. Porque o número de eleitores da região não é grande e, também, porque, nas campanhas, é invadida por candidatos de municípios de outras regiões.

O realismo sugere que as cidades maiores se unam, com o apoio de algumas menores, e lancem apenas um candidato. Se isto acontecer, o Norte terá chance de eleger um deputado estadual para representá-lo.

Em 2022, o engenheiro Givago Valadares foi candidato a deputado estadual, obteve boa votação, mas acabou derrotado. Com mais uns 2 mil ou 3 mil votos teria sido eleito. O que faltou? União na cidade e na região.

Daniel Vilela e José Nelto: articulando em Porangatu | Fotos: Jornal Opção

Para 2026, daqui a um ano e seis meses, a novela vai se repetir? Se depender do vice-governador Daniel Vilela (MDB), que será candidato a governador, a história, desta vez, será diferente.

Daniel Vilela quer lançar, pelo município de Porangatu, apenas um candidato a deputado estadual, que poderá contar com o apoio de outras cidades, como Bonópolis, Santa Tereza, Novo Planalto e, quem sabe, São Miguel do Araguaia.

O candidato de Daniel Vilela será Márcio Luís Silva. Mas é preciso prestar atenção num detalhe: o vice-governador vai operar para que seu postulante obtenha o apoio da prefeita Vanuza Valadares (União Brasil), que, por fazer uma gestão eficiente e realizadora, é popular. Tanto que foi reeleita em 2024.

Sem o apoio de Vanuza Valadares, Márcio Luís dificilmente terá condições de ser eleito.

O deputado federal José Nelto disse ao Jornal Opção que tem conversado sobre o assunto com Daniel Vilela e Márcio Luís. O parlamentar terá o apoio de Vanuza Valadares para a reeleição. “Mesmo representando a região, tenho de dizer que qualquer articulação local passa pela Vanuza, e não por mim. Só apoiarei Márcio Luís se a prefeita também apoiá-lo.”

Consta que o empresário Eronildo Valadares quer lançar um candidato, que pode ser Givago Valadares, seu filho. Mas a prefeita, hoje a verdadeira política da família Valadares, pode optar por uma aliança diferente. Primeiro, se apoiar Márcio Luís, estará atendendo o primeiro pedido daquele que, daqui a um ano, será governador de Goiás e terá chance de ser reeleito em 2026. Segundo, o apoio de Vanuza Valadares será decisivo para eleger um deputado estadual. Portanto, é peça-chave do pleito de 2026.

Por outro lado, Márcio Luís precisa fazer a sua parte, ou seja, precisa articular, desde já, com a base de Vanuza Valadares. Não basta Daniel Vilela fazer a aproximação. Cadê os gestos de boa vontade do empresário e advogado? (E.F.B.)

O post Daniel Vilela pode patrocinar aliança entre Vanuza Valadares, Márcio Luís e José Nelto apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.