Prefeitura inaugura Centro de Controle Operacional para fiscalização do trânsito; veja pontos com câmeras em funcionamento

O Centro de Controle Operacional (CCO) da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 31. O prefeito Sandro Mabel (UB) entregou o sistema de inteligência que vai monitorar centenas de câmeras espalhadas por toda a capital goiana. Nesse momento, a fiscalização eletrônica, que já conta com os novos radares instalados, é retomada após nove meses paralisada. 

O contrato que objetiva a retomada do CCO tem valor de R$ 242,8 milhões foi dividido em três partes e tem previsão total de cumprimento de cinco anos. O lote um focaliza na  Região Sul da capital e é  gerido pelo Consórcio Anhanguera. O lote dois trabalha mais na região norte de Goiânia e está sob responsabilidade do Consórcio Fiscaliza Gyn. Por fim, o lote três formaliza a criação do CCO e também está a cargo do Consórcio Anhanguera.

O  secretário de engenharia de trânsito, Tarcísio Abreu, afirma que “nosso objetivo é principalmente educar os motoristas para que respeitem os limites de velocidade e contribuam para um trânsito mais seguro”.

Leia também: Nos últimos 10 anos, velocidade do trânsito em Goiânia diminuiu mais de 40%

Goiânia registra mais de 200 mortes em acidentes de trânsito em 2024

A Prefeitura de Goiânia informa que, de imediato, são 20 novos radares distribuídos em pontos como Parque Amazônia, Setor Cândida de Moraes, Avenida Perimetral Norte, Santa Genoveva, entre outros. Se somam a esse material, 12 câmeras de monitoramento do modelo com visão panorâmica e capacidade de giro (PTZ) , já em funcionamento em pontos estratégicos da capital como na esquina da T-9 com Avenida 85, por exemplo. 

A programação da Prefeitura prevê que o primeiro lote, que deve estar instalado e em funcionamento até o fim de abril, tenha 65 radares e 24 novas câmeras. O lote dois, sem previsão de entrega, trará 30 novos radares e 32 câmeras de giro com visão panorâmica. 

No final do contrato, Goiânia  terá 280 radares e 100 câmeras em funcionamento, com objetivo de monitorar, em tempo real, o trânsito da capital e garantir maior fluidez e segurança. Vale destacar que quatro radares móveis estarão à disposição dos agentes de trânsito. 

Veja os pontos com fiscalização usando câmeras 360° já em funcionamento:

Fonte: SET

O post Prefeitura inaugura Centro de Controle Operacional para fiscalização do trânsito; veja pontos com câmeras em funcionamento apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.