Dia Mundial do Autismo: Balneário Camboriú terá eventos para lembrar a data

O Dia Mundial do Autismo é lembrado nesta quarta-feira (2), data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. O Dia foi criado para informar a sociedade sobre o autismo e reduzir preconceitos. Em Balneário Camboriú vão acontecer eventos para lembrar a data e também uma ação digital. 

Acompanhe:

Encontro Municipal de Pais e Mães Autistas

Em alusão ao Mês de Conscientização sobre o Autismo, a prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove o 1º Encontro Municipal de Pais e Mães de Autistas nesta quinta-feira (3). O evento acontece às 19h, na Casa da Família, localizada na Rua 3100, nº 876, no Centro, e é aberto ao público. 

“O evento é uma oportunidade para que pais e mães compartilhem experiências e fortaleçam essa rede de apoio familiar, que é tão essencial. A Assistência Social seguirá com mais ações ao longo de abril para reforçar a conscientização sobre o autismo”, destaca o secretário de Assistência Social, Omar Tomalih.

O encontro, que tem como objetivo oferecer informação e suporte às famílias, realizará quatro palestras com especialistas da área, abordando desde o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) até os direitos dos autistas e a saúde mental dos cuidadores. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia. 

Confira a programação:

  • 19h10 – Pais Atípicos 
    • Palestrante: Cátia Franzoi (AMA Litoral) 
    • Presidente fundadora da AMA Litoral nas unidades de Balneário Camboriú e Itapema. Licenciada em Pedagogia, pós-graduada em Pedagogia da Inclusão e Psicopedagogia. Mãe atípica, é mãe de Lino Junior, diagnosticado com TEA, e preside a Federação Catarinense de Autismo e a Federação das AMAS de Santa Catarina (FEAMAS), atualmente em seu quarto mandato. 
  • 19h40 – Diagnóstico e Tratamento 
    • Palestrante: Psicóloga Layla Camilotto 
    • Psicóloga clínica do programa Proteção Global da Secretaria de Assistência Social de Balneário Camboriú, atuando no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. Em 2024, trabalhou na Casa do Autista com Análise do Comportamento Aplicada (ABA), avaliação, diagnóstico e acompanhamento. Também é autista, tendo recebido seu diagnóstico na vida adulta. 
  • 20h10 – Saúde Mental dos Cuidadores 
    • Palestrante: Estephany Kirlingüi 
    • Psicóloga formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina, pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Psicologia da Educação. Atua como psicóloga no Complexo Neurossensorial Casa do Autista. 
  • 20h40 – Os Direitos do Autista: o que todo pai precisa saber 
    • Palestrante: Dra. Luciana Eugenia Galli 
    • Advogada especializada em Direito Médico e Hospitalar e Direito Processual Civil. Pós-graduanda em Direito dos Autistas. Presidente da Comissão da Saúde e da Pessoa com Deficiência da OAB subseção Balneário Camboriú e Conselheira da OAB local.

Dia Azul BC

Para dar visibilidade sobre o autismo e movimentar a comunidade ao redor do tema, nesta quarta (2) acontece o Dia Azul BC.

O convite é para toda a população de Balneário Camboriú  vestir uma roupa com a cor azul em apoio à causa. Para movimentar o dia na cidade e nas redes sociais, o governo municipal convida a todos tirarem fotos vestindo azul, e postar com a hashtag #DiaAzulBC #Autismo e marcar o @prefeiturabc e @casadafamiliabc.

A coordenadora de Políticas Públicas à Pessoa com Deficiência, Gévelyn Almeida, salienta que no mês de conscientização sobre o autismo pretendem trazer a conscientização da sociedade no combate ao estigma e preconceito principalmente com a informação e conhecimento. 

“As ações propostas são o Dia Azul BC no dia 2 de abril, onde convidamos a todos a vestir azul simbolizando o apoio a temática na perspectiva inclusiva, e porque o azul? O azul foi definido como a cor símbolo do autismo porque afeta mais meninos do que meninas, mas a cor representa a calma e inclusive processos sensoriais e comunicacionais. No dia 3  promoveremos uma sequência de palestras voltadas aos pais, intitulada ‘Pais atípicos cuidando de quem cuida’, ou seja, trazer o olhar ao familiar que também precisa ser cuidado, qualidade de vida, dignidade, garantia de direitos e principalmente o compartilhar de experiências por meio da participação de pessoas com expertise na área, mãe atípica, profissional com autismo e profissionais que atuam na saúde mental e garantia de direitos. Estamos com grandes expectativas de fortalecer ainda mais a rede e apoio”, afirmou.

OAB também vai discutir o tema

A Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Balneário Camboriú (OAB/BC), terá como tema, nesta quarta (2), o “Autismo, Família e Sociedade: Juntos para conscientizar, incluir e transformar”. 

O projeto “Quarta na OAB” terá dois palestrantes: Jade Martins Ribeiro e Aderlan Ângelo Camargo. Jade palestrará sobre o tema “Do outro lado da porta: A jornada de uma mãe atípica”. Aderlan Camargo sobre “Superando desafios: A jornada de um Delegado Autista”.

O “Quarta na OAB” ocorre na sede da Ordem de Balneário Camboriú, que fica na Rua 916, 612, no Centro da cidade. A partir desta quarta, os encontros ocorrerão uma quarta sim, outra não. O acesso a quem quiser participar é gratuito, basta se inscrever na Secretaria da OAB/BC. 

O evento desta quarta é organizado pela Comissão de Direito à Saúde e Pessoa com Deficiência, sob a coordenação de Luciana Eugênia Galli.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.