A candidatura de Ronaldo Caiado a presidente da República é positiva para o país

Vilmar Rocha

Especial para o Jornal Opção

Sempre me questionam sobre a candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), a presidente da República, em 2026. Ainda é cedo para avaliar sua viabilidade eleitoral, pois estamos distantes do pleito e o cenário político segue em construção.

Considero Ronaldo Caiado qualificado para o cargo, pela sua experiência política legislativa e administrativa e sua trajetória política é marcada pela coerência, coragem e determinação.

A agenda que propõe está de acordo com a realidade e a expectativa do país: o duro combate à criminalidade e o equilíbrio fiscal que o Brasil necessita para retomar o processo de desenvolvimento. Precisamos superar o populismo que apresenta sempre soluções fáceis para problemas complexos, políticas públicas de caráter artificial e provisórias e não sustentáveis. Percebo que a gestão federal, sob o comando de Lula da Silva, do PT, está desconectada das soluções criativas que emergem da sociedade e que buscam reduzir a dependência que os governos populistas alimentam para sobreviver.

Ronaldo Caiado e Goiás no centro do debate nacional

A participação de Ronaldo Caiado na eleição presidencial representa um ganho para Goiás, porque insere o Estado no debate político e eleitoral nacional de forma positiva. Essa movimentação, antes mesmo do período oficial de campanha, já vem atraindo a atenção do país para Goiás.

A eleição de 2026, daqui um ano e seis meses, é decisiva e crucial para o futuro. Teremos — espera-se — a oportunidade de encerrar o ciclo de radicalização política que dominou os últimos pleitos e trouxe tantos retrocessos culturais, econômicos e sociais.

Percebe-se um esgotamento na narrativa extremista, tanto à esquerda quanto à direita, e um crescente desejo da sociedade por um debate mais propositivo sobre políticas públicas que possam recolocar o país nos trilhos do progresso e, também, da civilidade.

Ronaldo Caiado tem as credenciais necessárias para participar desse debate que se aproxima. Por ter o perfil de estadista, ele conta com meu apoio.

Vilmar Rocha, ex-deputado federal, ex-presidente do PSD e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), é colaborador do Jornal Opção. É autor do livro “O Fascínio do Neopopulismo” (Topbooks, 122 páginas).

O post A candidatura de Ronaldo Caiado a presidente da República é positiva para o país apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.