56% dos brasileiros desaprovam anistia aos envolvidos no 8 de janeiro, aponta pesquisa Quaest

Mais da metade dos brasileiros (56%) são contrários à anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2022, segundo a nova pesquisa Quaest divulgada neste domingo, 6. O levantamento mostrou que 34% defendem que o grupo seja solto (ou porque a prisão nem deveria ter ocorrido, ou porque já está preso há tempo demais). O restante (10%) não sabia ou não respondeu.

LEIA TAMBÉM

Ex-presidente e militares são julgados por tentativa de golpe pela primeira vez na história do Brasil

Acompanhe ao vivo manifestação de Bolsonaro pela anistia na Avenida Paulista

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, considerou as respostas das 2.004 pessoas entrevistadas, entre 27 e 31/03. O nível de confiabilidade é de 95%, enquanto a margem de erro é de 2 pontos.

A pesquisa revela que, entre quem votou no então candidato Lula no 2º turno das eleições de 2022, 77% acreditam que os envolvidos nos ataques devem continuar presos por mais tempo e cumprirem suas penas. Entre os eleitores de Bolsonaro, o índice é de 32%. No grupo de quem não votou ou votou branco/nulo chega a 53%.

A defesa à anistia é manifestada por:

  • 15% de quem votou em Lula;
  • 61% de quem votou em Bolsonaro;
  • 31% de quem não foi votar ou votou branco/nulo.

Envolvimento de Bolsonaro

Em relação à pesquisa de dezembro de 2024, não houve oscilação nos índices relativos à participação de Bolsonaro no planejamento dos ataques: 49% dos brasileiros continuam acreditando que o ex-presidente participou da tentativa de golpe, enquanto 35% dizem que não. 

O levantamento também mostra que 49% das pessoas consideram justa a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em tornar Bolsonaro réu. Outros 36% classificam a decisão como “injusta” e 12% não souberam ou não quiseram responder.

As opiniões são diferentes em cada eleitorado: entre quem votou em Lula em 2022, 80% aprovaram a decisão do STF. O número, porém, cai para 16% entre quem escolheu Bolsonaro. Os brasileiros que anularam o voto ou que votaram em branco estão mais divididos: 51% consideraram o posicionamento do STF justo (30% acharam injusto, e 19% não quiseram ou não souberam responder).

O post 56% dos brasileiros desaprovam anistia aos envolvidos no 8 de janeiro, aponta pesquisa Quaest apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.