A União Europeia (UE) aprovou nesta quarta-feira, 9, o primeiro pacote de medidas retaliatórias contra os Estados Unidos, em resposta às tarifas impostas pelo presidente Donald Trump sobre produtos como aço, alumínio e automóveis. As novas tarifas da UE, de 25%, começarão a ser aplicadas a partir da próxima terça-feira, 15, sobre uma série de importações norte-americanas.
Entre os produtos que serão tributados estão milho, trigo, cevada, arroz, motocicletas, aves, frutas, madeira, roupas e até fio dental. De acordo com documento obtido pela agência Reuters, essas importações totalizaram cerca de 21 bilhões de euros (aproximadamente US$ 23 bilhões) em 2024.
As tarifas impostas pelos Estados Unidos, que começaram a valer no mês passado, aumentaram em 25% os impostos sobre aço, alumínio e carros da UE, além de incluir uma tarifa de 20% para quase todos os demais produtos. A medida gerou críticas comerciais entre os dois blocos e provocou reações imediatas no mercado.
A Comissão Europeia afirmou que as tarifas retaliatórias poderão ser suspensas caso os EUA concordem com um “resultado negociado justo e equilibrado”. Até ao momento, a retaliação europeia é limitada às tarifas sobre aço e alumínio, enquanto o bloco ainda está disponível como responder às tarifas sobre automóveis e outras medidas futuras.
Mercados em queda
As bolsas europeias operaram em forte baixa nesta quarta-feira, 9, reagindo à escalada da guerra comercial. As perdas se acentuaram após a China anunciar novas tarifas sobre importações dos EUA, elevando as taxas para até 84%.
Confira o desempenho dos principais índices europeus por volta das 11h:
- 🇩🇪 DAX (Alemanha): -2,26%
- 🇫🇷 CAC 40 (França): -2,72%
- 🇬🇧 FTSE 100 (Reino Unido): -2,48%
- 🇮🇹 Itália 40 (Itália): -2,49%
- 🇪🇸 IBEX 35 (Espanha): -1,84%
- 🇳🇱 AEX (Holanda): -2,87%
- 🇨🇭 SMI (Suíça): -4,16%
Leia também: China eleva tarifas para 84% e intensifica guerra comercial com os EUA
O post União Europeia aprova tarifas de retaliação contra os EUA a partir da próxima semana apareceu primeiro em Jornal Opção.