Goiás tem 33,1% dos alunos do ensino fundamental e médio em escolas tempo integral, aponta Censo Escolar do MEC

Goiás tem cerca de 13% dos alunos matriculados em escolas de em tempo integral no ensino fundamental e 20% no ensino médio, aponta o Censo Escolar 2024 divulgado nesta quarta-feira, 9, pelo Ministério da Educação (MEC). Ainda de acordo com o levantamento, 67.5% das crianças de Goiás estão matriculadas em creches de tempo integral no Estado, enquanto na pré-escola o percentual é de apenas 11,9%.

Os dados no país mostram um aumento do número de matrículas no ensino médio no ano passado nas redes públicas e privadas. Foram registradas 7,8 milhões de inscrições na última etapa da educação básica, um aumento de 1,5% em relação às matriculas do ano passado.

Durante a apresentação do levantamento o ministro Camilo Santana ressaltou a reversão da tendência de queda de matrículas após a pandemia da covid-19, que foi de 0,4% na educação básica naquele período. “Neste ano não caímos, e até crescemos. Então, é uma tendência importante.”

O ministro afirmou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fará estudos para o governo federal avaliar melhor os efeitos do programa Pé-de-Meia no ingresso e permanência de alunos no ensino médio.

O ministério aguarda o envio do número de matrículas na rede pública de ensino, em maio, pelas redes de ensino estaduais a fim de avaliar os impactos da política. A chamada poupança do ensino médio – o Pé-de-Meia – oferece incentivos financeiros para promover a permanência e a conclusão escolar por estudantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2024, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que 93,4% da população de 15 a 17 anos frequentava a escola em 2024.

De acordo com o Censo Escolar 2024, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 82,5% dos alunos do ensino médio estudavam no turno diurno e 17,5% (1,4 milhão de estudantes) estudavam à noite. É a única etapa da educação básica com este percentual de alunos do período noturno.

No Brasil, o ensino médio regular é majoritariamente urbano. Do total de estudantes matriculados, 94,5% frequentavam escolas nas cidades.

Sobre a distribuição das matrículas no ensino médio, a rede estadual é a principal responsável pela educação no ensino médio, com 6,5 milhões de alunos (83,1%). A rede estadual concentra 95,8% dos estudantes da rede pública e a rede federal registra 243,6 mil matrículas, o que corresponde a 3,1% do total.

Leia também:

Ideb: Caiado comemora 1º lugar de Goiás na Educação Básica

Governo de Goiás anuncia “Bônus por Resultado” para professores da rede estadual de ensino

O post Goiás tem 33,1% dos alunos do ensino fundamental e médio em escolas tempo integral, aponta Censo Escolar do MEC apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.