Elefantes sentem terremoto e formam círculo para proteger os filhotes; veja vídeo

Durante o terremoto que atingiu o sul da Califórnia nesta segunda-feira, 14, elefantes africanos do Zoológico de San Diego protagonizaram uma cena comovente: formaram imediatamente um círculo de proteção ao redor dos filhotes da manada. Assim que sentiram o tremor de magnitude 5,1, que sacudiu estruturas de San Diego a Los Angeles — a cerca de 193 km de distância —, os animais reagiram instintivamente.

Imagens registradas pelo próprio zoológico mostram os elefantes adultos Ndlula, Umngani e Khosi correndo em direção aos mais jovens, Zuli e Mkhaya, de sete anos, para formar o chamado “círculo de alerta”.

Veja vídeo:

O momento foi descrito como uma resposta coordenada e protetiva. Conforme explicou a curadora do zoológico, Mindy Albright, “eles meio que congelam enquanto reúnem informações sobre onde está o perigo”. Trata-se de uma forma de defesa na qual os filhotes são posicionados no centro, enquanto os adultos ficam em volta, prontos para enfrentar qualquer risco externo. O instinto coletivo é típico de manadas de elefantes selvagens e visa garantir a segurança dos mais vulneráveis.

Apesar do susto, o zoológico garantiu que nenhum animal ou visitante se feriu durante o abalo sísmico. Nas redes sociais, o San Diego Zoo tranquilizou os seguidores afirmando que os elefantes estão bem e já retornaram à rotina normal. A instituição ainda explicou que o “círculo de alerta” é uma reação natural da espécie e destacou que esse tipo de comportamento reafirma a inteligência social dos elefantes.

Logo após o primeiro tremor, os elefantes permaneceram juntos por vários minutos, demonstrando sinais de tensão: com orelhas abertas, trombas agitadas e movimentos cautelosos. “Eles se reuniram de novo, cerca de uma hora depois, quando sentiram um tremor secundário”, relatou Mindy Albright. A cuidadora observou também que o filhote macho Zuli, visivelmente curioso e inquieto, tentou sair da proteção dos adultos.

“Ele fica na borda do círculo, querendo mostrar sua coragem e independência”, disse. Ainda assim, Khosi, que ajudou a criá-lo, foi vista batendo repetidamente nas costas dele com a tromba. “É como se estivesse dando tapinhas para dizer: ‘Está tudo bem, fique no círculo’”, completou Albright, em entrevista à Associated Press.

No zoológico de San Diego, o tremor levou ao fechamento temporário do bonde aéreo como medida preventiva. Fora isso, nenhum dano físico foi relatado.

Leia também:

TCM-GO é acionado para apurar fechamento de CMEI em Goiânia

Chapa de vereadores do PRD de Firminópolis é cassada por fraude à cota de gênero

O post Elefantes sentem terremoto e formam círculo para proteger os filhotes; veja vídeo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.