Traficante morto em operação no Rio foi denunciado idosa que inspirou filme

Um dos cinco criminosos mortos durante uma operação da Polícia Civil (PC) na Ladeira dos Tabajaras, Zona Sul do Rio de Janeiro, foi William do Amaral Gomes, conhecido como “Marmitão”.

A ação ocorreu na terça-feira, 15, e tinha como objetivo capturar os envolvidos no assassinato do policial civil João Pedro Marquini, de 38 anos, morto durante uma tentativa de assalto na Grota Funda, em 30 de março.

Segundo informações da TV Globo, Marmitão já havia sido denunciado anos antes por Joana Zeferino da Paz, moradora da comunidade e inspiração para o filme Vitória, estrelado por Fernanda Montenegro.

A idosa, que ficou conhecida como “Dona Vitória”, registrou em vídeo o cotidiano do tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras, denunciando a atuação de criminosos — incluindo Marmitão — a partir da janela de seu apartamento.

A história de Joana ganhou notoriedade nacional. Nos anos 2000, ela utilizou uma câmera para documentar a movimentação de traficantes e a omissão de policiais militares na comunidade, como resposta a um processo judicial que movia contra o Estado.

As imagens entregues à Polícia Civil levaram à prisão de mais de 30 pessoas e à inclusão da idosa no Programa de Proteção à Testemunha, onde viveu com identidade protegida por 17 anos. Joana morreu aos 97 anos, na Bahia.

O legado de Dona Vitória foi eternizado no livro Dona Vitória Joana da Paz, do jornalista Fábio Gusmão, relançado em 2024 com novos relatos e repercussões. A obra serviu de base para o filme Vitória, atualmente em cartaz nos cinemas, com Fernanda Montenegro no papel principal.

“Ela queria que todos soubessem quem ela era. E no livro relançado, finalmente isso foi possível”, declarou o autor. Durante a recente operação policial na Ladeira dos Tabajaras, além de Marmitão — apontado como um dos chefes do tráfico local —, outros 4 suspeitos morreram e 4 foram presos.

Entre os mortos está também Vinicius Kleber Di Carlantonio Martins, conhecido como “Cheio de Ódio”, sobrinho de Marmitão e também envolvido com o tráfico de drogas na região.

Leia também:

O post Traficante morto em operação no Rio foi denunciado idosa que inspirou filme apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.