Com déficit de 20% nas doações, o Hemocentro de Goiás convoca doadores de sangue de todos os tipos. A baixa afeta o estoque de hemocomponentes da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, responsável pelo abastecimento de 223 unidades de saúde no Estado.
Por conta do baixo estoque, as nove unidades da rede devem funcionar em horário especial durante o feriado da Semana Santa e Tiradentes. Unidades da Rede Hemo em Goiânia e do interior funcionarão nesta quinta-feira, 17, para o atendimento aos doadores das 8 às 18 horas e para os pacientes das 7h às 19 horas.
Na sexta-feira, 18, não haverá expediente. Porém, no sábado, 19, o Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz, em Goiânia, funcionará das 8 às 12 horas, para atendimento de doadores e pacientes. Após isso, os atendimentos voltarão à normalidade na terça-feira, 22, em todas as unidades.
A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, afirma que, por conta do déficit, é necessário um aumento nas doações por conta da demanda, que tende a aumentar. “Por ser um feriado prolongado, há uma tendência no aumento de carros nas estradas e, consequentemente, de acidentes.”
“Apenas com o gesto voluntário da população goiana conseguimos manter um estoque seguro para atender as necessidades de mais de 200 serviços de saúde do Estado que são atendidos pela Rede Hemo”, explica.
Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis para menores de idade. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.
Leia também
Nova Estação Hemocentro do Eixo Anhanguera é entregue, novo modelo vai ser replicado em outras 18
O post Em déficit no estoque de sangue, Hemocentro de Goiás convoca doadores apareceu primeiro em Jornal Opção.