A sucuri Ana Júlia foi encontrada sem vida pelo documentarista de vida selvagem Cristian Dimitrius, que denunciou a descoberta nas redes sociais. Ele trabalha filmando cobras na região de Bonito há cerca de 10 anos. De acordo com a Polícia Civil, nos levantamentos iniciais, os agentes não encontraram perfurações ou indícios de que ela tenha sido morta a tiros.
A cobra, com mais de 7 metros, foi encontrada já em estágio de putrefação. A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, com auxilio da Polícia Militar Ambiental, investiga morte da sucuri, que também era conhecida como Rainha do Rio Formoso.
A identificação da cobra foi realizada pela especialista em sucuris e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Juliana Terra, que acompanhou a cobra em seus estudos durante oito anos.
Após a perícia, que ainda será realizada, o corpo da cobra será levado para Campo Grande (MS), onde passará por um processo de embalsamamento, para manter o corpo conservado.
Caso haja um responsável pela morte do animal, ele poderá responder por crime ambiental. Nesse caso, a pena seria de 6 meses a um ano, além de uma multa que pode alcançar R$500 mil.
Segundo apuração do Metrópoles, a cobra integrará o acerco de animais taxidermizados da Polícia Militar Ambiental e fará parte das exposições realizadas pela corporação.
Veja o vídeo:
A sucuri Ana Júlia se tornou famosa na internet após um vídeo compartilhado pelo biólogo holandês Freek Vonk ter viralizado.
A prefeitura de Bonito se pronunciou em nota, lamentando a morte da cobra e informando que acompanhará e auxiliará nas investigações do caso.
Leia a nota da prefeitura na íntegra:
“A Prefeitura de Bonito manifesta total repúdio pelo ocorrido com a Sucuri ‘Ana Júlia’ em nosso município.
A relevância de um animal desse porte nas nossas áreas mostram o quão equilibrado o nosso ambiente está, porque um ambiente para suportar um animal topo de cadeia, como uma sucuri de quase 7 metros, precisa estar no mínimo equilibrado e essa atitude pessoal, de alguém que cometa um ato como este, é totalmente desprezível e vai contra tudo aquilo que a gente trabalha para em prol do meio ambiente.
Então esperamos que as autoridades competentes consigam identificar os autores e punir os culpados”.
Leia também:
Filhotes de cachorro são resgatados de buraco de tatu, em Ipameri; veja vídeo
Macaco Bugio é resgatado no Setor Oeste
Vídeo de coala sofrendo com o luto pela parceira viraliza na internet
O post Vídeo: Sucuri Ana Júlia, símbolo da região de Bonito (MS), é encontrada morta apareceu primeiro em Jornal Opção.