Entenda por que Bolsonaro está muito irritado com Tarcísio de Freitas

O ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, é um poço só aqui de mágoas contra o mui amigo e aliado Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo.

Bolsonaro tem dito a amigos e aliados que suas relações com Tarcísio de Freitas não chegam a ser ruins, mas também não são ótimas. São mais ou menos. Mais para menos.

De acordo com Bela Megale, uma das principais colunistas de “O Globo” (sábado, 19), o motivo da desavença é que Tarcísio de Freitas se recusa a trocar o Republicanos pelo PL.

“Jair Bolsonaro queria que o pupilo político migrasse para sua legenda antes que o Supremo Tribunal Federal aceitasse a denúncia contra ele, por tentativa de golpe de Estado, mas isso não ocorreu”, sublinha Bela Megale.

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto — old boy do bolsonarismo — anunciou, algumas vezes, que Tarcísio de Freitas iria para o PL. Deu com os burros n’água.

Jair Bolsonaro, Valdemar Costa Neto e Tarcísio de Freitas: os santos não “batem”| Foto: Divulgação do PL

Tarcísio de Freitas, na versão de Valdemar Costa Neto, teria chegado a dizer que se filiaria ao PL antes das eleições municipais de 2024.  Mas o governador caiu fora do abraço “mensalônico” do líder do Partido Liberal.

Por sua vez, ao menos publicamente, Tarcísio de Freitas sempre diz a mesma coisa: vai ficar no Republicanos. “Uma ida para o PL significaria um controle maior de Bolsonaro sobre destino político”, assinala Bela Megale.

A crise pode resultar em que? A tendência é que, no lugar de disputar a Presidência da República, Tarcísio de Freitas acabe optando por ser candidato à reeleição, em 2026 daqui a um ano e cinco meses. O projeto kassabista pode acabar vingando.

A colunista de “O Globo” não diz, mas há também o velho ciúme de homem, que, dizem, é terrível. Bolsonaro não aprecia o fato de que Tarcísio de Freitas hoje ouve mais Gilberto Kassab — o eminência parda José de Paris de São Paulo — do que a ele. A orientação para não entrar em fria e não brigar por qualquer motivo é de Kassab.

Bolsonaro gostaria de ver seu ex-discípulo mais agressivo, atacando, por exemplo, o Supremo Tribunal Federal, o ministro Alexandre de Moraes e o presidente Lula da Silva, do PT. Os salamaleques entre Tarcísio de Freitas e Lula da Silva são malvistos por Bolsonaro. Um bolsonarista chega a dizer: “Tarcísio é da esquerda da direita”.

O post Entenda por que Bolsonaro está muito irritado com Tarcísio de Freitas apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.