Deputado diz que Ibama vai liberar licença ambiental pra Ecovias Araguaia duplicar ponte na BR-153

Vamos imaginar uma cena quase trágica — e, claro, torçamos para que não se torne realidade. Manhã de sexta-feira, 13: dois caminhões passam numa pista e dois caminhões passam na outra pista. A ponte da BR-153, sobre o Rio das Almas, nas proximidades de Ceres e Rialma — e pouco antes de Uruaçu —, balança, balança, balança… e infelizmente cai, levando junto os quatro caminhões e os quatro motoristas.

Felizmente, como haviam retirado o cinto de segurança, exatamente por receio de que a ponte caísse, pularam, os motoristas caíram na água e sobreviveram. As perdas financeiras para um dos motoristas, que era dono do caminhão e não tinha seguro, e para as empresas que eram proprietárias dos outros três veículos, certamente não foram pequenas. As empresas pelo menos têm seguro.

Como alertamos, a cena é imaginária. Mas pode ocorrer e o resultado pode ser pior do que o imaginado. Podem morrer pessoas num possível acidente. O Rio se tornaria, de fato, das Almas.

O que diria o governo federal — pilotado pelo presidente Lula da Silva, do PT? Provavelmente que não tem responsabilidade alguma pelo “acidente”.

José Nelto: deputado: preocupado com usuários de ponte | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal José Nelto (União Brasil) — que, na região Norte de Goiás, já é conhecido como “José da Ponte”, dada sua preocupação com o problema (curiosamente, os deputados Rubens Otoni e Adriana Accorsi, do PT, não se posicionam) — disse ao Jornal Opção na sexta-feira, 18, que a Ecovias Araguaia já está “fazendo medições” para a futura duplicação da ponte.

“O Ibama vai entregar a licença ambiental de toda a BR-153, o que vai liberar a Ecovias Araguaia para duplicar a ponte sobre o Rio da Almas”, assinala José Nelto. “A Ecovias terá de fazer 50 quilômetros da duplicação da BR-153 em 2025. Se não fizer, se dará a caducidade, ou seja, a empresa perderá a concessão. Sendo assim, não poderá cobrar pedágio, por não ter cumprido o contrato”, acrescenta o parlamentar.

José Nelto diz que, além de se construir outra ponte, a ponte atual, a balança-e-quase-cai, será restaurada. (E.F.B.)

O post Deputado diz que Ibama vai liberar licença ambiental pra Ecovias Araguaia duplicar ponte na BR-153 apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.