Termina hoje prazo para Bolsonaro explicar à PF sobre estadia na Embaixada da Hungria

O prazo para Jair Bolsonaro apresentar uma justificativa ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre sua estadia de dois dias na Embaixada da Hungria encerra nesta quarta-feira, 27. A hospedagem ocorreu entre os dias 12 e 14 de fevereiro, após o ex-presidente ter seu passaporte apreendido pela Polícia Federal (PF).

O STF aguarda a manifestação da defesa de Bolsonaro para decidir se aplicará outras medidas restritivas, além da proibição de deixar o país e de manter contato com outros investigados no inquérito aberto pela PF sobre a tentativa de golpe de Estado. Em nota, a defesa de Bolsonaro disse anteriormente que ele “passou dois dias hospedado na Embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo” (veja nota completa ao final).

A Procuradoria-Geral da República pode solicitar, por exemplo, o uso de tornozeleira eletrônica por parte de Bolsonaro. Juristas consideram que as chances de detenção de Bolsonaro aumentam após ele buscar refúgio na embaixada de um país governado pela extrema-direita, o que pode indicar uma possível tentativa de fuga.

“Se isso for verdadeiro, pode ser que caracterize uma tentativa de asilo político, ou seja, de fuga da Justiça brasileira, e isso fundamenta um pedido de prisão preventiva, sim. Então, aumenta certamente a chance de ele receber uma prisão preventiva”, disse o jurista Pedro Serrano à CartaCapital.

Já o advogado Marcelo Uchôa analisou que Bolsonaro (PL) buscava refúgio na Embaixada da Hungria no Brasil durante o Carnaval não por mero acaso, mas como parte de uma tentativa de fuga da jurisdição brasileira. Uchôa argumenta veementemente que Bolsonaro deve ser detido preventivamente. Veja abaixo a nota da defesa de Bolsonaro.

Nota da defesa de Bolsonaro

“O ex-Presidente da República Jair Bolsonaro passou dois dias hospedado na Embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo.

Como é do conhecimento público, o ex-mandatário do país mantém um bom relacionamento com o premier húngaro, com quem se encontrou recentemente na posse do presidente Javier Milei, em Buenos Aires.

Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações.

Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news”.

Charges nas redes sociais

Nas redes sociais, os internautas estão fazendo piadas com a situação de Bolsonaro, o chamando de covarde e fujão. Veja abaixo algumas charges feitas:

Leia também: Alexandre de Moraes pode obrigar Bolsonaro a usar tornozeleira

O post Termina hoje prazo para Bolsonaro explicar à PF sobre estadia na Embaixada da Hungria apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.