O empresário goiano Joesley Batista é um dos negociantes da provável compra de alguns ativos do Banco Master, por meio da J&F Investimentos. As conversas entre ele e Daniel Vorcaro começaram após o anúncio da compra de 49% do Master pelo BRB.
As negociações estão sendo acompanhadas pelo Banco Central, que não deve aceitar que apenas que os “ativos bons” do banco de Daniel Vorcaro sejam comprados pelo BRB, mas os “ativos problemáticos” – precatórios e participações em empresas – também estejam também resolvidos.
Joesley tem 53 anos e nasceu em Formosa. Ele vem de uma família de empresários: filho do José Batista Sobrinho – conhecido como Zé Mineiro – e irmão de Wesley Batista e Júnior Friboi.
Ele e o irmão Wesley, os “irmãos Batista”, ganharam destaque em 2007, quando a empresa deles, JBS, se tornou maior produtora de carne do mundo, depois da compra da americana Swift. Os dois são figuras conhecidas não só da economia brasileira, mas da política. Em 17 de maio de 2017, os dois firmaram um acordo de delação premiada que envolvia denúncias contra o então presidente Michel Temer.
No dia seguinte, com o vazamento do acordo, a bolsa brasileira caiu, acionando o circuit breaker – que paralisa as negociações por um tempo quando há queda brusca no principal índice da B3, o Ibovespa – no pregão. O Ibovespa caiu 8,8% e foi a 61 mil pontos. O dia ficou conhecido como “Joesley Day”.
Os irmãos Batista ficaram dez meses em prisão domiciliar naquele ano, e foram saíram das lideranças das empresas. Em outubro de 2023, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) absolveu os dois das acusações de manipulação de mercado ainda ligadas à crise de 2017. Com isso, Joesley retornou ao cotidiano da JBS. Em março de 2024, os irmãos foram reconduzidos ao conselho da companhia.
Recentemente, Joesley aderiu ao Instagram, onde posta vídeos da rotina empresarial. Em um dos vídeos, ele lista – uma a uma – as 55 marcas do portfólio da holding que comanda. Mesmo com os irmãos ficaram fora dos holofotes, a empresa continuou crescendo. Atualmente, Joesley tem uma fortuna estimada em US$ 3,9 bilhões, segundo o último ranking da Forbes.
Leia também:
- Justiça Federal absolve Aécio Neves de corrupção passiva em caso de Joesley Batista
- Wesley e Joesley Batista voltam ao conselho de administração da JBS
O post Saiba quem é o empresário goiano que planeja comprar ativos do Banco Master apareceu primeiro em Jornal Opção.