O Brasil registrou o primeiro caso de gripe aviária nesta quinta-feira, 15, em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
De acordo com o governo, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos e o risco de infecção em humanos é baixo. Caso exista transmissão humana, ela deve ocorrer entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, decretou estado de emergência zoossanitária por 60 dias. A medida é válida para o município de Montenegro e foi publicada no Diário Oficial da União. Exportações que sairíam do RS foram suspensas.
Esse é o primeiro caso da doença no sistema de avicultura comercial no Brasil, de acordo com a pasta. A circulação do vírus ocorre desde 2006, principalmente na Ásia, África e norte da Europa.
Segundo a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, a suspeita de síndrome respiratória e nervosa de aves aconteceu em um local de reprodução. As amostras foram coletadas e encaminhadas a um laboratório em Campinas, que confirmou o diagnóstico.
Leia também
O post Brasil registra 1º caso de gripe aviária em granja comercial, e governo decreta emergência sanitária apareceu primeiro em Jornal Opção.