O Consórcio Sonda foi o vencedor do leilão do programa Goiás de Fibra, projeto que vai focar na construção e operação de rede de telecomunicações de fibra óptica no estado. A sessão pública da concorrência aconteceu nesta segunda-feira, 19, na B3, em São Paulo.
Representado pela corretora Planner, o consórcio apresentou proposta de investimento de R$ 494 milhões e será responsável por implantar e operar a rede de telecomunicações no território goiano.
O Goiás de Fibra pretende conectar os 125 municípios das regiões Norte e Nordeste do estado com a rede de fibra óptica, além da Região Metropolitana de Goiânia e do Entorno do DF.
Segundo a Secretaria-Geral de Governo (SGG), nesta fase inicial, estão previstos ao menos 2,3 mil pontos de conectividade em órgãos públicos estaduais.
“Ao final do projeto, o Governo de Goiás contará com uma rede moderna e de alta capacidade para transmissão de dados, com melhorias significativas na conectividade de escolas, hospitais e unidades da Segurança Pública”, garantiu a pasta.
O investimento total será de R$ 500 milhões ao longo de cinco anos e inclui serviços de transporte de dados, voz e Wi-Fi, além de segurança, treinamentos, fornecimento de equipamentos, licenças e mão de obra necessária para a execução do projeto.
Leia também: Caiado assina contrato de concessão do Serra Dourada, e nova administração fala em legado para Goiás
O post Consórcio vence leilão de rede de fibra óptica em Goiás; investimento será de meio bilhão de reais apareceu primeiro em Jornal Opção.