Assis Chateaubriand: dono dos Diários Associados e nome de avenida em Goiânia

Se a rainha Elizabeth tem a Ordem da Cavalaria Real, que homenageia os britânicos que se destacaram em suas atividades, Assis Chateaubriand resolveu criar a Ordem do Jagunço, uma comenda para homenagear seus ídolos. O premier britânico Winston Churchill foi o primeiro agraciado. Chateaubriand, que era embaixador, estava em Londres e arrematou um quadro pintado por Churchill. O lance lhe deu direito de conhecer pessoalmente o ex-primeiro-ministro e fazer a homenagem. Churchill achou graça e fez todo o ritual que a Ordem do Jagunço exigia. Ainda bem que registraram esse momento porque muitos não acreditariam.

Assis Chateaubriand foi o primeiro magnata da imprensa brasileira. Ele construiu os Diários Associados, uma ampla rede de jornais e revistas que circulavam pelo país todo. Chateaubriand, em 1950, foi pioneiro ao trazer a televisão para o Brasil fundando a TV Tupi em São Paulo. Além das comunicações, ele atuou na cultura e criou o Museu de Arte de São Paulo. Em 1960, Assis Chateaubriand sofreu uma trombose que o paralisou e se comunicava por balbucios e por uma máquina de escrever adaptada. Ele morreu em 4 de abril de 1968. Para conhecer mais sobre a vida dele, sugiro a leitura do livro “Chatô — O Rei do Brasil”, de Fernando Morais.

Os Diários Associados tinham sua sede em Goiânia. Ficava na Avenida Goiás, próximo à Praça Cívica. O jornal “Folha de Goiaz” e a TV Rádio Clube eram as maiores empresas do grupo em Goiás. Quando o prédio dos Diários foi inaugurado, em 1959, Assis Chateaubriand veio participar da inauguração. Logo após a sua morte, o Velho Capitão foi eternizado em Goiânia ao ter o seu nome em uma das principais avenidas da capital. Uma homenagem mais marcante do que a Ordem do Jagunço.

O post Assis Chateaubriand: dono dos Diários Associados e nome de avenida em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.