Lissauer Vieira diz que Bolsonaro não veta aliança com PSD de Vanderlan em Rio Verde

O ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás Lissauer Vieira, do PL, concedeu entrevista o Jornal Opção, via WhatsApp, no sábado, 20. Ele fala de vários assuntos, sobretudo de sua pré-candidatura a prefeito de Rio Verde.

1

Sua base político-eleitoral formatou quantas chapas de candidatos a vereador?

Articulando, ouvindo e incentivando a participação dos cidadãos de Rio Verde, formamos cinco chapas completas de pré-candidatos a vereador. Vamos lançar 110 candidatos em nossas convenções, sendo eles do PL, PSD, Podemos, DC e PRTB.

2

Quantos partidos apoiam sua pré-candidatura a prefeito de Rio Verde?

Ainda estamos com diálogo aberto, mas estamos com o respaldo ao nosso projeto político de cinco partidos: PL, PSD, DC, Podemos e PRTB. Esses apoios nos deixam motivados, com um grupo coeso caminhando conosco.

3

Quais líderes de segmentos organizados apoiam sua pré-candidatura?

Diversas entidades classistas e presidentes de sindicatos me procuraram ainda em 2023 para que eu disputasse as eleições. Esse foi um dos fatores que me fizeram repensar a volta para a política. Não foi uma decisão individual ou tomada por vaidade, mas sim pensada em conjunto, visando um projeto de interesses coletivos, de pessoas que pensam no futuro e no desenvolvimento sustentável da nossa cidade. E hoje, somam a esse grupo o ex-presidente da Câmara Municipal Lucivaldo Medeiros, o atual vice-prefeito e suplente de deputado federal Dannillo Pereira, o médico e sobrinho do atual prefeito Fernando Cruvinel; ex-secretários do município Luiz Pasquim (Ação Urbana) e Eduardo Ribeiro (Saúde); ex-vice-prefeitos Demilson Lima, Leonardo Veloso e Chico KGL (ex-deputado estadual), além de vários produtores rurais, como Vanderlei Secco, Adriano Barzotto, Luciano Guimarães.

O PL só não faz alianças com PT e Psol

Lissauer Vieira: ex-deputado estadual e líder do PL em Rio Verde | Foto: Reprodução

4

Procede ou é mito que o ex-presidente Jair Bolsonaro vetou aliança sua com o PSD do senador Vanderlan Cardoso?

Isso é mito. Os diretórios, ou comissões municipais do PL, com o aval do diretório estadual, terão autonomia para realizar as alianças com as siglas que tenham afinidade de ideais. Os únicos vetos são os partidos de esquerda, como o PT, PSol, entre outros.

5

Fala-se que o vice do sr. sairá dos quadros do PSD. Poderá ser Nayara Barcelos, Lucivaldo Medeiros… e outros dois nomes… Qual é a tendência?

Estamos conversando com o nosso grupo, ouvindo a população, que também precisa ter voz nesse processo, e temos convergido nesse sentido. Nossa preocupação agora é viabilizar um projeto que tenha as melhores condições para administrar Rio Verde.

6

Não há possibilidades de as oposições ao grupo do prefeito Paulo do Vale se unirem para enfrentar o pré-candidato Wellington Carrijo (MDB)?

A possibilidade de união das oposições não está descartada. Existem, sim, conversas nesse sentido. E acredito que à medida que forem se aproximando as convenções, essas tratativas irão se intensificar. Nós vamos caminhar sempre na busca de consolidar um projeto que prioriza o desenvolvimento sustentável de Rio Verde, que não pode ser um laboratório de gestão pública. Estamos falando de uma cidade que é referência não só em Goiás, mas também no Brasil, tem força econômica, potencial de crescimento, gera muito emprego e renda e precisa de um gestor com experiência e capacidade administrativa para que siga crescendo e seja um lugar bom para todos viverem.

7

Como o sr. aparece nas pesquisas de intenção de voto?

Das pesquisas feitas até hoje, meu nome sempre esteve em destaque, mas sabemos que a cabeça do cidadão ainda não está nas eleições. Os apoios que estão somando ao nosso projeto: lideranças de entidades classistas, empresários, do presidente Jair Bolsonaro e principalmente da população de Rio Verde, demonstram que temos condições de apresentar o melhor projeto para a cidade. Tenho um amor incondicional por Rio Verde, aqui fui criado e estou criando os meus filhos e graças a Deus tenho recebido um grande respaldo e carinho da população rio-verdense.

8

O que os eleitores de Rio Verde estão dizendo nas pesquisas qualitativas?

Há muitas reclamações do alto custo de vida que temos hoje na cidade, problemas com moradia, aluguéis muito caros, dificuldade para comprar casa própria e mobilidade urbana, já que a cidade tem crescido bastante. Enfim, são questões que afetam completamente a qualidade de vida dos moradores e que estão afastando-as do município. Conversando com a população ouço que muitos pensam em se mudar para cidades próximas, por conta do alto do custo de vida, e essa história não pode ter lugar aqui. Por isso, eu vejo que precisamos valorizar e dar as condições necessárias para que a população receba as oportunidades necessárias, para se qualificar e melhorar sua renda e bem-estar.

9

Como avalia a gestão do prefeito Paulo do Vale? Em que é preciso avançar?

Rio Verde teve uma gestão comprometida com a cidade, e reconhecemos os avanços que tivemos nos últimos anos, principalmente na área da saúde. Todavia, o prefeito não pode mais ser candidato e Rio Verde precisa de alguém com bom preparo administrativo e político para enfrentar os problemas.

Acompanhei e contribuí com boa parte dos avanços da cidade nos últimos anos. Como deputado estadual destinei mais de 50 milhões de emendas para Rio Verde, e sei que é possível buscar mais; articulei obras e investimento com governos estadual e federal, por exemplo a Plataforma Multimodal, que fortalece toda a logística do agronegócio. Ela seria em outra cidade, mas fizemos um trabalho de articulação na Assembleia Legislativa para trazer ela para Rio Verde.

É preciso manter tudo que foi feito de positivo, e avançar nas áreas que a população mais precisa, tem que parar com esse negócio de que quando entra um prefeito desfaz o que o anterior fez. Isso é coisa de política do passado, não cabe mais nos dias de hoje. Precisamos muito avançar na habitação, na qualificação profissional e na oferta de empregos com salários dignos, que sejam compatíveis com o atual custo de vida da cidade para que nosso progresso continue e toda população colha seus frutos. (E.F.B.)

O post Lissauer Vieira diz que Bolsonaro não veta aliança com PSD de Vanderlan em Rio Verde apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.