Deputado Federal Ismael Alexandrino parte em missão no RS como médico da Marinha

O deputado federal por Goiás Ismael Alexandrino (PSD) integra missão humanitária para socorro das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O parlamentar parte na tarde desta quarta-feira, 8, para o litoral gaúcho para atuar como médico intensivista no estado. 

De acordo com a Marinha do Brasil, o NAM Atlântico, navio no qual Alexandrino viaja, abriga o segundo maior complexo médico entre todos os navios da força. Como o deputado faz parte do corpo de reserva da Marinha, foi escalado para a missão humanitária de emergência.

Ismael, que já foi secretário de Saúde de Goiás, é relator do projeto que estabelece diretrizes para a prevenção, detecção, monitoramento, resposta e recuperação; para o controle, eliminação e redução do risco de emergências de saúde pública. 

O parlamentar antecipa que fará alterações no relatório com base na catástrofe que atingiu o Rio Grande do Sul. “Vamos incluir no texto que se torne obrigatório a instalação de uma usina de oxigênio em unidades hospitalares acima de 60 leitos e de gerador de energia em hospitais, independentemente de tamanho”, acrescenta o relator da proposta.

Ismael deve incluir ainda no relatório a atualização dos cadastros de equipes multiprofissionais dos ministérios da Saúde e Segurança Pública, por exemplo, para casos emergenciais, assim como maior autonomia nas aquisições de insumos e equipamentos.

“O texto já estava em fase final de elaboração após realizarmos duas audiências públicas. Decidimos incluir mais esses pontos após observarmos os acontecimentos no Rio Grande do Sul”, destaca o deputado federal.

Sobre o caso

Durante a última semana, um volume recorde de chuvas atingiu o estado do sul do Brasil provocando inundações nunca antes vistas em dezenas de municípios. Até o momento, são dezenas de mortos e centenas de desaparecidos, além de milhares de desabrigados. Devido à dificuldade em garantir abrigo e alimento para todos, além dos esforços de resgate e reconstrução, o Governo Federal, junto ao governo do RS, decretaram estado de calamidade pública. Figuras públicas e civis, brasileiras e da comunidade internacional, se mobilizam para socorrer os municípios gaúchos.

Leia também: Catástrofe climática: Rio Grande do Sul agoniza com enchentes e vítimas ilhadas

Veja como fazer doações para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

O post Deputado Federal Ismael Alexandrino parte em missão no RS como médico da Marinha apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.