Transporte clandestino: número de veículos irregulares apreendidos sobe 83% em Goiás

O início da exposição agropecuária de Goiânia não irá movimentar apenas a economia, mas também as estradas. A previsão de mais veículos e maior intensidade no trânsito traz consigo uma preocupação: os veículos ilegais.

Leia também

Operação da ANTT apreende cinco ônibus irregulares na capital

Transporte clandestino: apreensões em 2023 já superam todo ano de 2022

Goiás, inclusive, viu o número de ocorrências envolvendo veículos irregulares saltar de 127, em 2022, para 233 em 2023, apresentando um aumento de 83,4%. Neste ano, em quatro meses (entre janeiro e abril), o número de apreensões chegou a 64.

O dado levantado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a pedido do Jornal Opção, evidencia um aumento de 236,8% se comparado ao mesmo período de 2022 (de quatro meses). Em relação ao ano passado, que registrou 63 ocorrências, a alta foi de 1,5%. 

“As irregularidades mais comuns estão relacionadas ao transporte não autorizado, destacando-se a falta de autorização, defeitos ou ausência de equipamentos obrigatórios e a falta de curso específico para o transporte de passageiros”, afirmou a autarquia federal em nota.

As fiscalizações, que ocorrem em conjunto com forças de segurança como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), tem como alvo corredores logísticos do transporte rodoviário interestadual de passageiros em todo o país, conforme a ANTT. 

A fiscalização se concentra em aspectos relacionados aos veículos e empresas. Isso inclui o cumprimento das gratuidades, os padrões de segurança, higiene, conforto, pontualidade e condições dos veículos, além da regularidade dos serviços prestados.

“Para verificar se um veículo está autorizado a realizar o transporte interestadual de passageiros, a ANTT disponibiliza o aplicativo ANTT Cidadão, que permite a consulta aos registros de veículos de transporte de passageiros”. 

Pecuária de Goiânia

A tradicional e esperada 77ª Exposição Agropecuária de Goiás começou nesta quinta-feira, 16, em Goiânia, com shows de Eduardo Costa e Tierry. A edição também contará com apresentações de Ana Castela, Joelma e Maiara e Maraísa.

O evento vai até o dia 26 de maio. Serão 10 dias com muita música, exposição de animais diversos, leilões, programação técnica, palestras sobre agronegócio, presença de empresas agropecuárias, ações de responsabilidade ambiental e social, lazer, gastronomia e baladas. Além disso, foi fornecida uma área de 4 mil metros quadrados destinados exclusivamente para as crianças.

O post Transporte clandestino: número de veículos irregulares apreendidos sobe 83% em Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.