Duas pessoas escapam de Mossoró em primeira fuga registrada no Brasil nas prisões federais

Dois detentos conseguiram fugir da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, uma unidade de segurança máxima vinculada ao sistema penitenciário federal. Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça foram identificados como os fugitivos, conforme registrado nesta quinta-feira, 14.

Esta é a primeira fuga desse tipo nas cinco prisões sob a administração do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ambos os detentos estavam cumprindo pena no Complexo Penitenciário de Rio Branco, no Acre, até setembro de 2023, quando foram transferidos para a Penitenciária Federal de Mossoró.

Sujeitos ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) na penitenciária de segurança máxima, o prazo para a permanência de Nascimento e Mendonça é de dois anos. Após a fuga, André Garcia, Secretário Nacional de Políticas Penais, foi enviado à cidade e está a caminho de Mossoró.

Uma investigação foi iniciada para apurar as circunstâncias da fuga dos detentos. O Ministério da Justiça e Segurança Pública também solicitou à Polícia Federal (PF) que inicie uma investigação sobre o caso.

A página da Secretaria Nacional de Políticas Penais destaca o sistema penitenciário federal como um “regime de execução penal concebido com a finalidade de combater o crime organizado, isolando as lideranças criminosas e os presos de alta periculosidade”.

“Desde a sua criação, é referência de disciplina e procedimento, uma vez que nunca houve fuga, rebelião nem entrada de materiais ilícitos nas unidades penitenciárias, aplicando-se fielmente a Lei de Execuções Penais (LEP)”, afirma a pasta.

Leia também:

O post Duas pessoas escapam de Mossoró em primeira fuga registrada no Brasil nas prisões federais apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.