Dois detentos conseguiram fugir da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, uma unidade de segurança máxima vinculada ao sistema penitenciário federal. Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça foram identificados como os fugitivos, conforme registrado nesta quinta-feira, 14.
Esta é a primeira fuga desse tipo nas cinco prisões sob a administração do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ambos os detentos estavam cumprindo pena no Complexo Penitenciário de Rio Branco, no Acre, até setembro de 2023, quando foram transferidos para a Penitenciária Federal de Mossoró.
Sujeitos ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) na penitenciária de segurança máxima, o prazo para a permanência de Nascimento e Mendonça é de dois anos. Após a fuga, André Garcia, Secretário Nacional de Políticas Penais, foi enviado à cidade e está a caminho de Mossoró.
Uma investigação foi iniciada para apurar as circunstâncias da fuga dos detentos. O Ministério da Justiça e Segurança Pública também solicitou à Polícia Federal (PF) que inicie uma investigação sobre o caso.
A página da Secretaria Nacional de Políticas Penais destaca o sistema penitenciário federal como um “regime de execução penal concebido com a finalidade de combater o crime organizado, isolando as lideranças criminosas e os presos de alta periculosidade”.
“Desde a sua criação, é referência de disciplina e procedimento, uma vez que nunca houve fuga, rebelião nem entrada de materiais ilícitos nas unidades penitenciárias, aplicando-se fielmente a Lei de Execuções Penais (LEP)”, afirma a pasta.
Leia também:
- Suspeito de ser membro de facção morre em confronto com a PM, em Vicentinópolis
- Polícia Civil de Goiás nega que sistema da instituição tenha sofrido ataque hacker
O post Duas pessoas escapam de Mossoró em primeira fuga registrada no Brasil nas prisões federais apareceu primeiro em Jornal Opção.