Conceição Freitas e Nonô Noleto: grandes jornalistas estiveram no Opção

Em 2023, Conceição Freitas compartilhou uma foto onde está na redação do Jornal Opção com Laurenice Noleto, mais conhecida como Nonô. Ainda em preto e branco, a imagem mostra duas jovens mulheres que escrevem em máquinas de escrever.

Conceição relata que a imagem vem de sua primeira experiência profissional, onde foi estagiária. Enquanto isso, Nonô, que é alguns anos mais velha, conta que estava no fim da sua primeira década de experiência jornalística quando passou pelo Jornal Opção.

Segundo Nonô, na época, a sede do jornal ficava na rua 90, no Setor Sul. Ela também compartilha que a foto deve ser de 1979, pois ela se lembra da cobertura feita pelo jornal sobre a volta dos exilados da ditadura militar.

Hoje, com mais idade, experiência e memórias compartilhadas ao longo da amizade duradoura, Nonô e Conceição continuam unidas, conversando, rindo e se visitando com certa regularidade.

A nova geração de mulheres da comunicação pode levar esses dois exemplos de profissionalismo e qualidade literária para suas vidas.

Após o Jornal Opção

Depois, de terem se conhecido na redação do jornal goiano, ambas jornalistas partiram em suas jornadas, escrevendo livros e jornais. Elas trabalharam juntas novamente em Brasília, alguns anos mais tarde, no Correio Brasiliense.

Nascida em Manaus, Conceição Freitas é jornalista, cronista e autora de três livros: “Só em Caso de Amor — 100 Crônicas para Conhecer Brasília”, “Amantíssima” e “Bravos Candangos”. Ela guarda uma coleção de 11 prêmios no jornalismo, inclusive um Prêmio Esso Nacional. Seus livros retratam a cultura brasileira, os cenários e a cidade de Brasília e a liberdade feminina.

Nonô Noleto foi a primeira jornalista mulher do O Popular e editou o primeiro telejornal de notícias da TV Brasil Central. E ainda cobriu a Constituinte pelo jornal Folha de São Paulo e pelo Correio Braziliense. Atualmente, a jornalista tem seis livros publicados, sendo o mais famoso o “Flores no Quintal – Memórias de sonhos e de lutas” (2015). Nessa obra, a jornalista narra a conjuntura política e a movimentação do país antes, durante e depois do golpe militar a partir do romance real vivido por ela e Wilmar Alves.

Leia também:

8 de março: conheça histórias de mulheres que ousaram lutar contra a ditadura em Goiás

Lançamento do livro “60 anos do golpe, gerações em luta” acontece em abril

Nonô Noleto lança seu livro “Roda de Saia” durante o FICA

O post Conceição Freitas e Nonô Noleto: grandes jornalistas estiveram no Opção apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.