Leandro Vilela pode virar titular e substituir Vilmar na disputa pela Prefeitura de Aparecida?

A Imprensa fica igual barata-tonta: o ex-prefeito Gustavo Mendanha vai ou não apoiar a reeleição do prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, do MDB?

Pela lógica, vai. Mas, às vezes, a lógica é soterrada pelo festival de emoções e, sobretudo, realismo.

Alega-se que Vilmar Mariano, apesar de depender do general eleitoral Mendanha para se reeleger, não o contempla com cargos no primeiro escalão. Ou melhor, até contempla, mas com secretarias sem importância. As secretarias de Finanças e Governo, por exemplo, não estão sob o controle do ex-prefeito.

Gustavo Mendanha e Vilmar Mariano
Vilmar Mariano e Gustavo Mendanha: o primeiro depende muito do segundo | Foto: Reprodução/Instagram

Como afirma um vereador, se quiser ser reeleito, Vilmar Mariano precisa ceder alguns anéis, como as duas secretarias citadas, para, em outubro deste ano, daqui a sete meses, não perder os dedos e, até, as mãos.

O vereador sugere que Vilmar Mariano precisa ser realista, porque o tempo está passando e o deputado federal Professor Alcides Ribeiro aparece em primeiro lugar, bastante descolado do prefeito, o segundo (quer dizer, último) colocado.

Para Vilmar Mariano crescer, o que geraria expectativa de poder, Mendanha precisa declarar seu apoio agora e irmanar-se com o prefeito, acompanhando-o por toda cidade. “Mendanha é quase Deus em Aparecida. Se apoiar Vilmarzin, o prefeito passa a ter chances eleitorais. Se ficar neutro, será um cabo eleitoral indireto de Professor Alcides. Porém, se não quer apoiar o prefeito, tem de dizer logo, porque aí Vilmarzin poderá escolher seus novos aliados”, afirma um político local.

A hora de Leandro: um novo Vilela em Aparecida

Há uma conversa frequente e que merece registro. Comenta-se, notadamente nos bastidores, que a base governista vai “tolerar” — no caso, sinônimo de esperar — Vilmar Mariano até junho. Se não decolar até lá, a base governista poderá buscar uma nova alternativa: o ex-deputado Leandro Vilela, do MDB.

Por que Leandro Vilela? Primeiro, pelo sobrenome: Vilela. Ele é sobrinho do ex-prefeito de Aparecida Maguito Vilela — o político-gestor que levou Aparecida a um novo patamar, modernizando a administração e as práticas políticas. Antes, a cidade parecia o maior “bairro” de Goiânia. Com Maguito, durante oito anos, ganhou o status de quase-metrópole e, com isso, desgarrou-se de Goiânia — deixando de ser uma cidade-dormitório. Hoje, seu PIB é o terceiro do Estado, com a possibilidade de superar o de Anápolis, em breve.

Professor Alcides Ribeiro: o favorito para prefeito de Aparecida | Foto: Leoiran/Jornal Opção

Segundo, porque, além de jovem, Leandro Vilela tem ampla experiência. Foi deputado federal e operou, na iniciativa privada, ao lado do multimilionário Júnior do Friboi. Se for candidato, manterá a imagem de que, em Aparecida, se tem um candidato com a estatura de Maguito Vilela.

Quando inquirido pelos amigos e aliados, Leandro Vilela costuma não se mostrar interessado em disputar a Prefeitura de Aparecida — optando por dizer que apoia a reeleição de Vilmar Mariano. Porém, mais de uma fonte, que conversou com o ex-deputado federal, diz que ter ouvido que o projeto dele é “o” de Daniel Vilela. Noutras palavras, se disputar a Prefeitura de Aparecida for positivo para o vice-governador — que vai precisar de apoio nas grandes cidades para disputar o governo de Goiás em 2026 —, ele estaria disposto a deixar os projetos pessoais de lado para assumir papel de protagonista de seu grupo político.

Fica a pergunta: Vilmar Mariano é carta fora do baralho, sobretudo se não tiver o apoio (ou se tiver um apoio morno) de Mendanha? Talvez não seja. O prefeito é popular. Se conseguir ter um marketing eficiente, sobretudo se aceitar ser orientado, pode começar atrás, como agora, e surpreender Professor Alcides, que, soberbo, já se considera eleito. O deputado talvez não esteja percebendo que a campanha vai ser muita dura, inclusive com denúncias pesadas. (E.F.B.)

O post Leandro Vilela pode virar titular e substituir Vilmar na disputa pela Prefeitura de Aparecida? apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.