Como fazer a dieta que imita o jejum intermitente?

Imagine desfrutar dos benefícios do jejum intermitente para a saúde sem a necessidade de prolongados períodos de privação alimentar. Essa é a proposta da dieta que imita o jejum, também conhecida como fasting mimicking diet (FMD), conforme revelado por um estudo publicado recentemente na revista Nature Communications.

Desenvolvida pelo renomado biólogo Walter Longo, da Universidade do Sul da Califórnia (USC), nos Estados Unidos, a dieta propõe um cardápio com baixas calorias, rico em vegetais e com reduzido teor de proteínas e carboidratos, a ser seguido durante apenas cinco dias ao longo do mês. Os resultados indicam efeitos positivos tanto na função celular quanto na expectativa de vida.

Diferentemente do jejum intermitente, que alterna períodos de alimentação e jejum ao longo da semana, a dieta que imita o jejum é implementada por um período limitado. Durante cinco dias consecutivos, os praticantes consomem refeições ricas em gorduras insaturadas, provenientes principalmente de alimentos de origem vegetal e alguns peixes, enquanto mantêm baixo consumo de calorias, proteínas e carboidratos. Nos 25 dias restantes do mês, a alimentação retorna ao padrão habitual.

No estudo conduzido por Longo, os voluntários seguiram um cardápio composto por sopas à base de vegetais, barrinhas e bebidas energéticas, salgadinhos saudáveis, chá e um suplemento contendo altos níveis de minerais, vitaminas e ácidos graxos essenciais durante os cinco dias do experimento.

Os resultados revelaram benefícios notáveis. Exames de sangue indicaram uma redução nos fatores de risco para diabetes, com menor resistência à insulina e níveis mais baixos de açúcar no sangue. Imagens de ressonância magnética mostraram uma diminuição na gordura abdominal e hepática, sugerindo um menor risco de síndrome metabólica.

Além disso, a prática da dieta que imita o jejum por três meses resultou em uma redução média de 2 anos e 6 meses na idade biológica dos participantes, indicando organismos mais saudáveis e rejuvenescidos.

A dieta proposta por Longo representa uma abordagem inovadora para colher os benefícios do jejum intermitente sem a necessidade de longos períodos de abstinência, tornando a experiência da restrição calórica mais tolerável e eficaz na promoção da saúde.

Se você fizer uma pesquisa rápida na internet, pode encontrar diversas versões da dieta de 5 dias. Por isso, reunimos duas delas para que você tenha uma ideia de como o método pode funcionar. Dê uma conferida nos detalhes. Exemplo de cardápio para o programa alimentar:

Dia 1

  • Café da manhã: Omelete de dois ovos com presunto, ervas, sal e pimenta.
  • Almoço: Bife (qualquer corte ou tamanho) com salada.
  • Jantar: Arroz integral com vegetais refogados.

Dia 2

  • Café da manhã: iogurte natural.
  • Almoço: salada com ovos, frios, aipo, cebola, alface, pepino, tomate e azeite de oliva extravirgem no tempero.
  • Jantar: costeletas de cordeiro com alecrim e vegetais assados.

Dia 3

Café da manhã: bacon não defumado com ovos cozinhados no azeite de oliva extravirgem.
Almoço: atum com salada, ovos bem cozidos e anchovas.
Jantar: pimentões recheados com arroz integral e vegetais refogados no azeite de oliva extravirgem.

Dia 4

Café da manhã: 100 g de cereal de arroz (o arroz deve ser o único ingrediente do produto);
Almoço: salada de arroz integral com pepino, cebola, pimentão e aipo fatiados e temperados com dente de alho amassado, azeite de oliva extravirgem e pimenta-do-reino.
Jantar: peito de frango assado ou grelhado com alho ou limão, vegetais e salada.

Dia 5

Café da manhã: Mingau de aveia, feito com até 75 g de aveia.
Almoço: kebab de vegetais como brócolis, cebola, tomate e pimentão e carne de porco.
Jantar: bife de salmão ou atum com vegetais e uma salada.

Antes de seguir esse cardápio, é preciso consultar um nutricionista para saber se ele é adequado para a sua saúde e rotina. Veja que ele é composto por apenas três refeições, que costumam ser leves ou trazer poucos alimentos, o que não é necessariamente apropriado para todas as pessoas. Quem tem rotinas mais puxadas ou pratica exercícios físicos intensos provavelmente precisa de mais sustância.

Dieta detox de 5 dias

Esse método promete eliminar até dois quilos durante os cinco dias da dieta, além de ajudar a limpar o organismo. Ela é composta por seis refeições e estimula o consumo de frutas, legumes, verduras, sucos e chás que favorecem a purificação das células e estimulam o metabolismo.

Já os produtos laticínios e os pães e as massas são cortados por conta da lactose e do glúten. O motivo é que essas proteínas possuem digestão lenta e ação inflamatória. Alem, disso a carne vermelha é proibida durante o período da dieta por aumentar a produção de toxinas.
Cardápio da dieta detox de 5 dias

Confira a seguir o cardápio do programa alimentar:

Dia 1

Ao acordar: 200 ml de chá verde.
Café da manhã: 1 fatia de pão sem glúten torrada com 1 fio de azeite, 300 ml de suco verde feito com couve, salsinha, gengibre, pepino, maçã e psyllium e 1 fatia média de melão.
Lanche da manhã: 2 castanhas-do-pará.
Almoço: 1 prato de sobremesa de folhas verdes com um fio de azeite e limão, 1 concha pequena de feijão, 2 colheres de sopa de arroz integral, 120 g de filé de frango grelhado, 1 colher de sopa de legumes cozidos e 1 fatia média de abacaxi.
Lanche da tarde: 1 taça de gelatina diet com pedaços de pera.
Jantar: 1 omelete (com 2 claras, 1 gema, 2 fatias de mussarela de búfala e 1 colher de sopa de salsa picadinha) e 1 maçã aquecida com 1 colher de sobremesa de óleo de coco.

Dia 2

Ao acordar: 200 ml de infusão de limão com gengibre.
Café da manhã: 1 pote pequeno de iogurte natural desnatado com 1 colher de sopa de granola e 1 colher de sopa de pera picada.
Lanche da manhã: 2 damascos.
Almoço: 1 prato raso de macarrão integral ao sugo com 2 almôndegas de soja, frango ou peito de peru e 1 fatia média de melancia.
Lanche da tarde: 1 pera com 1 colher de sopa de linhaça.
Jantar: 1 prato fundo de sopa fria de beterraba com 300 ml de suco natural de abacaxi.

Dia 3

Ao acordar: 200 ml de chá de dente-de-leão.
Café da manhã: 1 taça de salada de frutas com 1 colher de sopa de farinha de linhaça e 300 ml de suco verde feito com couve, limão, maçã com casca, água de coco e psyllium.
Lanche da manhã: 1 cacho pequena de uva.
Almoço: 2 colheres de sopa de arroz integral, 150 g de filé de peixe grelhado e 2 colheres de sopa de chuchu ou abobrinha refogados.
Lanche da tarde: 3 amêndoas e 1 mexerica.
Jantar: 1 prato raso de salada de grão-de-bico com sardinha e salsão e 50 g de chocolate meio amargo de sobremesa.

Dia 4

Ao acordar: 200 ml de infusão de limão com gengibre.
Café da manhã: 1 tapioca pequena regada com um fio de azeite e orégano a gosto e 300 ml de suco verde feito com couve, salsinha, gengibre, pepino, maçã e psyllium.
Lanche da manhã: 1 kiwi.
Almoço: 1 prato raso de salada de lentilhas, 150 g de peixe grelhado e 1 fatia média de abacaxi.
Lanche da tarde: 3 cookies sem glúten e 300 ml de água de coco.
Jantar: 1 wrap recheado com 2 fatias de mussarela de búfala, 2 tomates secos e rúcula e 300 ml de suco de melancia.

Dia 5

Ao acordar: 200 ml de chá verde.
Café da manhã: 1 fatia de pão sem glúten com 1 fatia de peito de peru e um fio de azeite e 300 ml de suco verde feito com couve, limão, maçã com casca, água de coco e psyllium.
Lanche da manhã: 1 pera.
Almoço: 1 prato de sobremesa de salada de folhas verdes, temperada com um fio de azeite e limão, 150 g de filé de frango grelhado, 1 colher de sopa de purê de mandioquinha e 1 fatia média de abacaxi.
Lanche da tarde: 20 g de chocolate meio amargo e 300 ml de água de coco.
Jantar: 1 prato fundo de sopa anti-inflamatória (com cebola, dente de alho, azeite, cenoura, inhame, abóbora japonesa, tomate italiano, gengibre, alecrim e sal) e ¼ de abacate com 1 colher de sopa de farinha de linhaça.

Cuidados com a dieta de 5 dias

Antes de aderir a qualquer método da dieta de 5 dias ou ainda a qualquer outro tipo de programa alimentar, você deve consultar o médico e/ou nutricionista e contar com o acompanhamento e orientação profissional para ter certeza de que o regime em questão realmente pode te ajudar a atingir seus objetivos e que não fará mal para a sua saúde.

Isso também é importante para ter uma ajuda qualificada na hora de montar cardápios que sejam apropriados para você. Até porque as informações deste artigo jamais substituem uma consulta médica e como diferentes pessoas têm diferentes organismos, o que funciona para um não pode funcionar para outro.

Tenha em mente que uma dieta adequada é aquela que permite que o seu organismo receba todos os nutrientes e a energia que necessita para funcionar corretamente, ao mesmo tempo em que auxilia a obter os resultados desejados.

Por exemplo, se o programa alimentar em questão deixa você cansado, fraco e faminto, além de trazer outros efeitos colaterais, ele não é um bom método e deve ser substituído por outro que seja mais saudável.

O post Como fazer a dieta que imita o jejum intermitente? apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.