Entenda por que o Voa Brasil ainda não ‘decolou’

Até o momento, o governo não reconhece oficialmente, mas o lançamento do programa Voa Brasil ainda não possui uma data definida. Inicialmente programada para ocorrer em 5 de fevereiro, dois dias atrás, o programa ainda não ‘decolou’.

O governo afirma que anunciará o programa em março, prometendo oferecer passagens aéreas por R$ 200 na primeira fase para pensionistas e aposentados federais que não tenham viajado nos últimos doze meses, além de alunos do ProUni. O adiamento é atribuído a problemas de agenda do presidente Lula (PT).

“O Voa Brasil será anunciado dia 5 de fevereiro pelo presidente da República. Passa a valer dia 5 de fevereiro. Eu quero agradecer à Abear e a todas as companhias aéreas que estão ajudando na sua construção”, disse anteriormente o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Entretanto, em conversas privadas, as companhias aéreas reconhecem que não poderiam colaborar com o programa até que o problema prioritário delas seja resolvido: o pacote de auxílio financeiro que o governo está preparando, o tão prometido fundo de R$ 6 bilhões para permitir que as empresas se capitalizem e renegociem suas dívidas.

A modelagem desse fundo, no entanto, ainda não está concluída, com a previsão de mais algumas semanas para sua conclusão. Somente a partir desse ponto o Voa Brasil poderá decolar.

A ideia inicial de permitir que os beneficiários do programa comprassem passagens para o feriado de Carnaval foi descartada. Agora, a esperança reside talvez na Semana Santa.

Leia também:

O post Entenda por que o Voa Brasil ainda não ‘decolou’ apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.