Assembleia Legislativa analisa proposta de título de Cidadão Goiano para Zanin e Lewandowski

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebeu, no último dia 15, projeto de lei que propõe o Título de Cidadão Goiano aos ministros Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Ricardo Lewandowski, atual ministro da Justiça e Segurança Pública. A iniciativa é do deputado estadual Mauro Rubem (PT) e aprovou votação no Plenário da Casa, onde será necessária a maioria simples para ser aprovado.

Na justificativa da proposta, o parlamentar destaca o histórico dos dois juristas, ressaltando suas atuações pautadas pela ética, legalidade e defesa dos valores republicanos. “Pelas contribuições inestimáveis ​​ao fortalecimento da democracia e atuações relevantes para o Brasil, é plausível que o povo goiano os reconheça e os homenageie”, afirmou.

Trajetórias de destaque

Cristiano Zanin é advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e ganhou notoriedade por sua atuação na defesa do Estado Democrático de Direito, com ênfase na garantia do devido processo legal e no combate a abusos no sistema penal. Foi nomeado ministro do STF em 2023.

Já Ricardo Lewandowski atuou por mais de 16 anos no STF, onde também presidiu o tribunal e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Professor titular da Faculdade de Direito da USP, é reconhecido como defensor dos direitos fundamentais e da harmonia entre os Poderes. Desde o início de 2024, comandou o Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde reafirmou seu compromisso com o combate à violência e à promoção da legalidade.

O post Assembleia Legislativa analisa proposta de título de Cidadão Goiano para Zanin e Lewandowski apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.