Carlão da Fox e Haroldo Naves devem ir para o governo. Mas reforma deverá ser mignon

Um deputado estadual, que conversa com frequência com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), sustenta que não se fará nenhuma reforma macro do secretariado no momento. “No máximo, haverá algumas reacomodações, e só.”

Outro parlamentar disse que Ronaldo Caiado não terá como acomodar cerca de 35 ex-prefeitos. “Se nomear um, como Adib Elias, vai criar atrito com outros ex-prefeitos, como Paulo do Vale, de Rio Verde, Fausto Mariano, de Turvânia, e Gil Tavares, de Nerópolis.”

Joel Santana Braga Filho pode tornar a Agehab mais eficiente | Foto: Divulgação

Comenta-se que o Ministério Público poderá abrir uma investigação sobre o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, com o objetivo de verificar se realmente está comparecendo ao trabalho. Se ele deixar a Agência de Habitação, optando por trabalhar só na BYD (salário acima de 200 mil reais), multinacional chinesa que fabrica automóveis, seu irmão, Joel Santana Braga, poderia assumir o cargo. “Joel é um gentleman”, afirma o deputado federal José Nelto (União Brasil). “Não é filho do ex-vice-presidente Marco Maciel — é genro —, mas tem as qualidades do político pernambucano.”

Joel Santana Braga também é cotado para cuidar da área social do governo. Não há nada definido. Mas há quem postule que tem o perfil adequado. Ressalve-se que está fazendo um trabalho produtivo na SIC.

Daniel Vilela e Adib Elias: secretário na cota do MDB | Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Anápolis Roberto Naves (Republicanos) cobiça a Codego, mas, informado de que teria de cumprir quarentena de vários meses — a decisão sobre quarentena em estatais é do Supremo Tribunal Federal —, estaria de olho grande na Secretaria da Indústria e Comércio, hoje ocupada por Joel Santana Braga (pelo qual Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado têm imenso apreço, dado seu caráter proativo).

Especula-se que Roberto Naves poderia assumir a presidência da Ceasa. Mas o ex-prefeito Haroldo Naves, do MDB, também é cotado para o cargo. O nome do ex-prefeito de Goianira Carlão da Fox (União Brasil) tem sido citado, inclusive para a Agehab. Gil Tavares também pode ser acomodado numa assessoria especial. (Curiosamente, Carlão da Fox e Gil Tavares são amigos e sócios do senador Wilder Morais em loteamentos. O que sinaliza que o presidente do PL não terá o apoio de ambos se disputar o governo do Estado em 2026.)

Roberto Naves cotado para a Secretaria da Indústria e Comércio | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Um deputado federal sugere que Carlão da Fox e Haroldo Naves são cotados para assessorias especiais. O primeiro ficaria ao lado de Ronaldo Caiado, colaborando na articulação política, e o segundo ficaria com o vice-governador Daniel Vilela, operando também na articulação política.

O prefeito de Goianira teria oferecido uma supersecretaria para Carlão da Fox. O ex-prefeito de Rio Verde Paulo do Vale se tornou o principal assessor do prefeito Wellington Carrijo, do MDB. Ele é secretário de Governo. Por isso, tende a não ser convocado para o governo estadual. Porque já está, administrativamente, acomodado.

O que fazer com Adib Elias, ex-prefeito de Catalão? “Uma coisa positiva é que Adib não está pressionando Ronaldo Caiado. Mas é óbvio que ele quer ocupar um cargo no governo”, relata um líder governista. Mas qual cargo? “Poderia ir para a Seinfra ou para a Goinfra. O certo é que Pedro Sales permanecerá no governo, como secretário de Infraestrutura ou presidente da Goinfra.”

Pábio Mossoró: aceita cargo mas não faz pressão | Foto: Euler de França Belém/Jornal Opção

O deputado federal José Nelto chegou a sugerir o nome de Adib Elias para a Secretaria da Saúde. “O problema é que, mesmo sendo médico, Adib Elias está afastado da área há vários anos. Está, por assim dizer, ‘desatualizado’. Ronaldo Caiado, um médico atualizado, tende a escolher um médico de formação mais técnica, desses que estão com a mão na massa. Se não for assim, a tendência é que mantenha o secretário atual”, assinala um médico de um grande hospital de Goiânia. “Ronaldo Caiado sonha para a Secretaria de Saúde com um médico tão renomado e competente quanto Marcos Ávila.”

Haroldo Naves, presidente da FGM | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Pábio Mossoró (MDB) pode assumir a Secretaria do Entorno do Distrito Federal? Quando ouvido pelo Jornal Opção, o ex-prefeito de Valparaíso de Goiás estava em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. “Nunca conversei sobre o assunto com o governador Ronaldo Caiado nem com o vice-governador Daniel Vilela.” Ele afirma que não está pleiteando a secretaria. Porém, se convidado a compor o governo, aceitará. (E.F.B.)

O post Carlão da Fox e Haroldo Naves devem ir para o governo. Mas reforma deverá ser mignon apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.