Escola de Cães-Guias Helen Keller lança selo comemorativo por seus 25 anos

Em comemoração aos seus 25 anos, a Escola de Cães-Guias Helen Keller está lançando o selo “25 anos fazendo história e transformando vidas”. A escola foi fundada em Florianópolis, no ano 2000, pelo médico Augusto Luiz Gonzaga e foi a primeira do Brasil.

Em 2008, a Escola HKeller foi transferida para Balneário Camboriú, por esforço do então presidente João Nirto Diel. Em 2016 conquistou sua sede própria, pelo trabalho do então presidente Paulo Bernardi. Sua história é marcada pela superação de dificuldades, que se agravaram na época da pandemia. 

Depois, entrou em uma fase de melhorias contínuas e sustentabilidade, implantando boas práticas na gestão de pessoas, processos, recursos e parcerias.

Divulgação/HK

A instituição faz mais do que formar duplas e entregar gratuitamente cães treinados, ela oferece suporte às duplas, para que tenham uma ótima vida juntos, com autonomia para o deficiente visual, colaboração mútua e bem-estar para ambos.

Além dos cães-guias dando suporte aos deficientes visuais, a escola tem cães de apoio socioemocional, que visitam escolas, creches e instituições de apoio aos PCDs, como AMA, AAPD, Casa dos Autistas, APAEs e Lares de Idosos, realizando oficinas de afetos com cães HKeller e atividades de conscientização sobre a Inclusão Social. Estas ações também são realizadas em empresas e órgãos públicos.

Para a presidente, Elis Busanello, que está à frente da escola desde 2022, todos os progressos são méritos da união de pessoas que têm um forte senso de coletividade. 

“São voluntários e apoiadores que oferecem o seu tempo valioso e recursos diversos, uma equipe competente e dedicada, diretoria atuante, conselheiros e autoridades públicas que incentivam e apoiam as ações HKeller em prol da comunidade. Os 25 anos da Escola de Cães-Guias Helen Keller são um orgulho para o Brasil, para Santa Catarina e para Balneário Camboriú”, diz.

Ainda segundo Elis, o legado da Escola HKeller de Balneário Camboriú está ajudando a transformar vidas, das pessoas com deficiências e das suas famílias, e as ações estendidas às comunidades regionais contribuem para tornar a sociedade um lugar melhor para se viver, com justiça e dignidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.