27ª Homenagem à Iemanjá acontece dia 1º de fevereiro na Praia Central de Balneário Camboriú

Está confirmada para o primeiro dia de fevereiro a  27ª Homenagem à Iemanjá na Praia Central de Balneário Camboriú. A tradicional ‘Festa de Iemanjá’ é realizada no Pontal Norte da cidade, pelo templo de Umbanda Reino de Juna Bomy, com apoio da Fundação Cultural e prefeitura de Balneário Camboriú. 

Nesta semana aconteceu uma reunião para falar sobre a festa, entre a organização e o governo municipal – que cederá palco e som, apoio solicitado nos últimos anos e que não foi concedido pelo governo anterior.

Segundo a organização, o evento terá início às 20h, no Pontal Norte, próximo a roda gigante e Hotel Marambaia. Há quase 30 anos o Reino de Juna Bomy realiza esta homenagem que reúne centenas de umbandistas e admiradores da cultura Afro-Brasileira no município. 

“Realizamos esta homenagem na Praia Central sempre de forma limpa e organizada, pois queremos mostrar para as pessoas que a Umbanda é uma religião linda e para acabar com o preconceito com as religiões de matriz Africana. Nós só queremos exercer a nossa fé, fazer o bem e homenagear a Rainha do Mar”, comenta a Diretora Espiritual do Reino de Juna Bomy, Marney Franco Rosa. 

Divulgação: S2 Estúdio Criativo

Marney é filha do Mestre Marne e da Mãe Lê, fundadores do Reino de Juna Bomy. Após a partida de sua mãe, em 2018, Marney assumiu a direção  do terreiro ao lado de seu pai. Mestre Marne é um líder de Umbanda muito respeitado por umbandistas de todo o país, aos 84 anos, devido aos cuidados com a sua saúde, neste ano não comandará a festa, mas estará prestigiando e comandando o Coral. 

“Eu estou com 84 anos de idade e 71 de Umbanda, a caminhada foi longa pela religião. Enquanto eu tiver vida, vou seguir levantando a nossa bandeira, mas devido a minha idade e para cuidar da minha saúde, estou “passando o bastão” para os mais novos com muita confiança de que realizarão uma linda festa para Iemanjá”, comenta Mestre Marne.

Em determinado momento do evento, o público poderá depositar flores no barco que será levado pelo Corpo de Bombeiros para o alto mar. Por questões ecológicas, não é permitido colocar objetos, frutas ou qualquer outra oferenda que não sejam flores naturais. 

O Reino de Juna Bomy conta com uma equipe de 50 pessoas que são responsáveis, voluntariamente, pela organização da festa. Esta equipe faz o possível para recolher tudo que fica na areia após o evento e sempre pede a colaboração de todos para que não levem bijuterias, jóias, espelhos, bebidas, alimentos ou qualquer objeto que acabe sujando a praia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.