Confirmando favoritismo, Davi Alcolumbre retorna ao comando do Senado Federal

O senador Davi Alcolumbre (UB-AP) foi eleito, neste sábado, 1, presidente do Senado Federal com 73 dos 81 votos. Esta é a segunda vez que Alcolumbre assume o comando da Casa, tendo exercido o cargo anteriormente entre 2019 e 2021. Seu novo mandato será válido pelos próximos dois anos, até fevereiro de 2027.

Alcolumbre enfrentou uma disputa com os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Marcos Pontes (PL-SP), que receberam quatro votos cada. Durante a sessão, Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) desistiram de suas candidaturas, o que facilitou ainda mais a eleição do senador do Amapá.

A volta de Alcolumbre à presidência do Senado ocorre em um momento de debate sobre o controle do orçamento público pelo Poder Legislativo por meio das emendas parlamentares. Como aliados de partidos da base governista e interlocutores influentes entre diferentes grupos políticos, ele deve atuar para manter a autonomia e prerrogativa do Congresso sobre a destinação dos recursos.

Após o discurso de posse, Alcolumbre encerrou a sessão e deu início a uma nova sessão para eleição dos membros da Mesa Diretora. A primeira vice-presidência ficou com o PL, Eduardo Gomes, segunda presidência com o PT, Humberto Costa, primeira secretaria, PSD, Daniela Ribeiro, MDB, Confúcio Moura, terceira secretaria, PDT, Ana Paula Lobato, quarta secretaria, PP, Laércio Oliveira, primeiro suplente de secretário, PSB, Chico Rodrigues, Republicanos, Messias de Jesus, terceiro suplente de secretário, PSDB, Styvenson Valentim, Podemos, Soraya Thonicke.

Leia também:

Saiba quem são os candidatos a presidência do Senado e Câmara Federal

O post Confirmando favoritismo, Davi Alcolumbre retorna ao comando do Senado Federal apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.