Empresas devem se adaptar ao público idoso, defende especialista

O público idoso é o segmento de maior poder aquisitivo no mundo e o que mais cresce no comércio online. No entanto, 40% dos consumidores acima de 60 anos afirmam que suas necessidades não são atendidas, aponta a designer Michal Halperin Ben Zvi, autora do manual LOG IN, voltado para um design mais acessível.

A especialista alerta que a inclusão digital desse público é essencial para o crescimento do mercado em setores como comunicação, finanças e saúde. Segundo ela, experiências ruins em plataformas digitais impactam tanto a qualidade de vida dos idosos quanto a fidelização das marcas. Afirma a designer ao G1.

Para melhorar a usabilidade, Halperin Ben Zvi recomenda soluções como atalhos que reduzam o número de ações necessárias, interfaces mais limpas, botões maiores e linguagem simples. Além disso, sugere elementos que reforcem a navegação intuitiva, como ícones de retorno, barras de progresso e canais de suporte acessíveis.

A especialista reforça que o design deve fortalecer a sensação de controle dos usuários, evitando exigir memorização e garantindo uma experiência fluida e amigável.

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