A Câmara Municipal de Goiânia aprovaram nesta quarta-feira, 9, o pedido de licença do prefeito Sandro Mabel (UB). Com a aprovação, o chefe do Executivo goianiense poderá ficar afastado de suas funções a partir das 18h do dia 10 até o dia 21 de abril. Durante esse período, o prefeito deve viajar para Milão, cidade no Norte da Itália.
O requerimento foi lido em plenário pelo primeiro secretário, vereador Henrique Alves (MDB). O pedido de licença foi aprovado em votação simbólica, sem objeções ou votos contrários dos vereadores.
De acordo com a Lei Orgânica do Município de Goiânia, artigo 116, o prefeito não pode se ausentar do país sem pedir licença ao Legislativo. “O Prefeito não poderá, sem licença da Câmara Municipal, ausentar-se do País por qualquer prazo ou do Município por mais de quinze dias”, diz a lei.
Ao mesmo tempo, a vice Cláudia Lira (Avante) também viajará para o Chile no dia 16 de abril. Do mesmo jeito que o prefeito, a Câmara também precisa aprovar a licença. Sem os dois membros do Executivo, o presidente da Casa, Romário Policarpo (PRD), assume o comando da Prefeitura de Goiânia até o retorno de Mabel no dia 21
Itália
Segundo a Prefeitura de Goiânia, o objetivo da viagem de Mabel é conhecer um modelo avançado de tratamento de resíduos sólidos, adotado na região de Milão. A visita será com recursos próprios e sem qualquer custo ao município.
“Estou indo para a Itália ver tecnologias que podem ser aplicadas ao aterro sanitário. (…) O objetivo é conhecer um grande aterro em funcionamento, quero ver um grande projeto em funcionamento”, citou Mabel.
Leia também:
Romário Policarpo é reeleito presidente da Câmara de Goiânia por unanimidade
O post Câmara aprova licença para Mabel viajar para a Itália e Prefeitura será comandada por Claudia Lira e Policarpo, entenda apareceu primeiro em Jornal Opção.