O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) inaugurou uma nova ala de hemodinâmica para diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. Com isso, a unidade deve ampliar o atendimento para Aparecida e outros 25 municípios da macrorregião Centro-Sul de Goiás.
As autoridades locais participaram da solenidade de entrega. O prefeito Leandro Vilela conduziu o evento ao lado do vice-governador Daniel Vilela e do secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães. Representantes do Einstein, que administra o hospital, também marcaram presença, como Pedro Vieira (diretor médico), Felipe Piza (diretor regional em Goiás) e Luciana Borges (diretora da área de Cuidado Público). O ex-prefeito Gustavo Mendanha, o vice-prefeito João Campos e vereadores acompanharam a cerimônia.
O que dizem as autoridades

“Enfrentamos uma grave situação fiscal herdada da última administração, mas continuamos trabalhando para ampliar e melhorar a assistência em toda a rede municipal”, declarou Leandro Vilela.
O secretário Alessandro Magalhães afirmou que a equipe instalou tecnologia de ponta na nova sala. “Com isso, conseguimos realizar cateterismo, angioplastia e intervenções neurovasculares para tratar AVCs; ssa conquista é fundamental para a população, sobretudo a de Aparecida”, pontuou.
Daniel Vilela elogiou a gestão do hospital e prometeu ampliar o apoio estadual. “O HMAP tem o maior nível de satisfação entre os hospitais do Brasil, inclusive à frente do Einstein em São Paulo. Vamos fortalecer essa parceria para reduzir a fila de cirurgias eletivas em Goiás”, disse o vice-governador.
Enquanto o secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, também destacou o desempenho da unidade: “O HMAP realizou o maior número de cirurgias ortopédicas em 2024. Com essa nova ala, vamos acelerar atendimentos e ampliar as chances de sobrevivência em casos de infarto e AVC”, avaliou.
Histórias no Hmap
Em seguida, os participantes visitaram o setor recém-ativado, onde acientes como José Damaso, de 56 anos, relataram a agilidade no atendimento. “Cheguei ao hospital em menos de sete minutos e recebi atendimento imediato. Isso salvou minha vida. Nunca vi um hospital público tão eficiente e organizado”, contou. Outro paciente, Hugo Messias, de 74 anos, passou por uma cirurgia inédita em Goiás. “Fui muito bem tratado. Só tenho a agradecer”, afirmou.
Desde julho de 2022, a equipe da hemodinâmica realizou mais de 6.400 procedimentos. O diretor médico Pedro Vieira explicou o impacto do serviço. “Realizamos intervenções menos invasivas, que salvam vidas com rapidez e precisão”, disse.

Além disso, o hospital integra o Projeto Supra, que usa a telemedicina para agilizar diagnósticos de infarto. Profissionais das UPAs e CAIS enviam eletrocardiogramas diretamente aos cardiologistas do Einstein, em São Paulo. Com base no laudo, a equipe do HMAP se antecipa e recebe o paciente preparado para a intervenção. Em 2023, o projeto atendeu 300 casos com esse modelo.
A Prefeitura inaugurou o HMAP em 2018. A unidade conta com 235 leitos operacionais, UTIs para adultos e crianças, dez salas cirúrgicas e estrutura de alta complexidade. Desde que o Einstein assumiu a gestão, em 2022, a unidade dobrou o volume de atendimentos e realizou 90% das cirurgias eletivas do SUS em Aparecida.
Com esse desempenho, o hospital conquistou a acreditação ONA Nível 1 e o selo Top Performer 2025, que reconhecem a excelência na gestão hospitalar.
Leia também
Prefeitura de Pilar de Goiás é alvo de operação da Polícia Civil por desvios na saúde
Goiânia e Aparecida estão entre os 80 municípios prioritários no combate à dengue pelo Ministério da Saúde
Vacinas mais modernas podem prevenir nova pandemia
E se mantenha atualizado acompanhando as nossas redes sociais!
O post Hospital de Aparecida inaugura ala exclusiva para tratamento de doenças cardiovasculares apareceu primeiro em Jornal Opção.